14/02/12

Fauna - Uma colónia de aranhas da espécie Anelosimus, originária da floresta tropical, teceu uma teia gigante em árvores, cercas de madeira e no pasto de uma fazenda em Iranduba, uma região metropolitana de Manaus, no Brasil!

Espécie Anelosimus é originária da floresta tropical.

«Fenómeno atrai borboletas que são capturadas.


Uma colónia de aranhas da espécie Anelosimus, originária da floresta tropical, teceu uma teia gigante em árvores, cercas de madeira e no pasto de uma fazenda em Iranduba, uma região metropolitana de Manaus, no Brasil. O fenómeno é considerado raro em áreas distantes de florestas nativas.


Especialistas brasileiros acreditam que esta comunidade de aracnídeos, com menos de um centímetro de comprimento, tenha migrado para as árvores por dispersão. As teias gigantes atraíram a atenção da população cujo cenário criado é pouco comum e este tipo de aranhas tece teias já há três meses. Foram recolhidas amostras da espécie para estudo.


As Anelosimus agrupam-se geralmente em teias individuais até a formação de ninhos colectivos e, por isso, são chamadas de "aranhas sociais". As teias servem de abrigo e de armadilha para insectos. Os fios tecidos são bastante espessos e resistentes ao calor e à chuva amazónica.


O movimento de borboletas que tentam se livrar das teias consegue desfazer pequenas partes da estrutura, mas antes que isso aconteça, estas são capturadas pela teia.» in http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=53029&op=all

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover