19/02/12

Carnaval - Este ano com muito assunto do lado da política, não faltam temas de última hora...

Teso e bem disposto


Gozemos o carnaval, que a seguir vem a realidade, nua, crua e dura...


Alberto João Jardim


«Jardim diz estar "teso" mas "bem disposto" para participar no Carnaval

O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, confessou hoje participar nos festejos do Carnaval da Madeira "teso mas bem disposto".

"Teso mas bem disposto", disse ao ser confrontado pela comunicação social com a participação num Carnaval em tempo de austeridade.

Parco em palavras, o presidente do Governo Regional disse sentir "saudades" de quando participava no cortejo, mas não recusou um passo de dança e uns batuques quando solicitado pela trupe da Caneca Furada.

Milhares de pessoas assistiram hoje, na cidade do Funchal, à passagem do cortejo alegórico Madeira-Carnaval/2012 que este ano teve como tema genérico "Os Signos do Zodíaco".

A ocupação hoteleira, segundo a Secretaria do Turismo, atingiu os 70 por cento.

O cortejo, o ponto alto do cartaz turístico Madeira-Carnaval/2012, é organizado pela Secretaria Regional da Cultura, Transportes e Turismo que este ano investiu 283 mil euros, menos 15 por cento do que em 2011 devido às medidas de austeridade e do Programa de Ajustamento Económico Financeiro firmado entre os governos Regional e da República.

Influenciado pelo que se realiza no Brasil, o cortejo na Madeira teve oito trupes, cerca de mil figurantes e carros alegóricos profusamente coloridos, tendo animado a baixa da cidade do Funchal entre a praça da Autonomia e a praça do Mar, inaugurada em 2011, e que passou a fazer parte do percurso do "sambódromo" madeirense.

O carro de João Egídio, com o tema "O Festim dos Deuses", abriu o cortejo, seguido da Caneca Furada ("Peixes do Aquário"), Geringonça ("Zodíaco festeja 25 anos dos Geringonças"), Associação Caneca Furada ("Loucura que é poesia Caranguejo versus Gémeos"), Escola de Samba Os Cariocas ("Nativos Virgo e Leo"), Fábrica de Sonhos ("Balança e escorpião"), Veteranos da Folia ("Sagitário & Capricórnio") e a Turma do Funil ("Os Quatro elementos da Natureza - Terra, Ar, Fogo e Água").

O cortejo, que partiu da praça da Autonomia e desfilou pelas avenidas do Mar e das Comunidades Madeirenses e de Francisco Sá Carneiro, terminou na praça do Mar com um espetáculo musical, a cargo da Orquestra Ligeira da Madeira.

O programa oficial do Carnaval na Região Autónoma começou no dia 15 e termina terça-feira, 21 de fevereiro, com o chamado Cortejo Trapalhão cujo limite é a criatividade de cada um.

Animação no centro do Funchal, elementos decorativos carnavalescos colocados nas principais zonas da cidade, tendinhas na avenida Arriaga, a denominada "festa das crianças", que contou com mil alunos de escolas da Região, o "Carnaval Solidário", em que participaram 300 pessoas, e concertos da Orquestra Ligeira da Madeira são outros elementos do programa do Carnaval na Região Autónoma da Madeira.» in 
http://noticias.sapo.pt/nacional/artigo/jardim-diz-estar-teso-mas-bem-di_2619.html




(Carnaval na Madeira Funchal 2012. O Festim dos Deuses. João Egídio.)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover