18/01/12

Cidade do Porto - Se hoje vir alpinistas pendurados nos Clérigos, no Porto, não estranhe: estão a arranjar o relógio da Torre, que avariou entre o Natal e o Ano Novo!



«Intervenção para arranjar relógio da Torre centenária não vai deixar ninguém indiferente.


Se hoje vir alpinistas pendurados nos Clérigos, no Porto, não estranhe: estão a arranjar o relógio da Torre, que avariou entre o Natal e o Ano Novo. A operação começa às 9h00 e termina… quando terminar.


“Atendendo a que desta vez são os quatro mostradores, será [uma intervenção] muito mais visível. Os turistas, os curiosos e os portuenses vão estar de nariz no ar, a ver os alpinistas pendurados nos Clérigos. Das 9h00 até terminar, depende da rapidez com que as coisas possam acontecer”, afirma à Renascença o presidente da Irmandade dos Clérigos, padre Américo Aguiar.


Ainda se pensou que o problema fosse de um só ponteiro, mas tiveram todos de ser arranjados – uma intervenção que ficou em sete mil euros, suportados, para já, pela Irmandade do Clérigos.


“Estamos a tentar encontrar mecenas que pudessem cobrir este investimento, mas atendendo a que tudo foi muito rápido – estamos a falar de duas, três semanas, que envolveu o Natal e o Ano Novo – o processo de procura e de sensibilização e de conclusão de um processo de mecenato não foi possível até ao momento”, explica o padre Américo Aguiar.


A Torre dos Clérigos vai fazer 250 anos em 2013. O monumento mais visitado da “Invicta” não tem problemas estruturais, mas quer celebrar a data de "cara lavada".


Já foram estabelecidas parcerias com a Câmara, a Santa Casa e algumas empresas, mas mantém-se o apelo aos mecenas e voluntários que queiram ajudar à sua recuperação.» in http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=46998

(Porto do alto da Torre dos Clérigos)

(TORRE DOS CLÉRIGOS)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover