15/01/12

Acidentes - Uma manobra arriscada realizada pelos cruzeiros que visitam a ilha de Giglio, que passam muito perto de terra e lançam foguetes de saudação, terá estado na origem do desastre do Costa Concórdia!

Passageiros portugueses criticam negligência do comandante e falta de apoio do Governo (Lusa)


«Manobra arriscada para saudar população pode ter causado naufrágio do Costa Concórdia


Uma manobra arriscada realizada pelos cruzeiros que visitam a ilha de Giglio, que passam muito perto de terra e lançam foguetes de saudação, terá estado na origem do desastre do Costa Concórdia.


Os funcionários e testemunhas, citados pela AP, disseram hoje que é normal os navios cruzeiros fazerem uma saudação aos habitantes da ilha muito perto de terra, o que é uma manobra arriscada para um navio de 114,5 mil toneladas.


O navio cruzeiro afundou depois de bater num recife de apenas 300 metros de profundidade depois de passar muito próximo da ilha de Giglio, na Toscânia, na sua rota para Savona, no norte da Itália.


O ministro da Defesa italiano, Giampaolo Di Paola, um antigo almirante da marinha italiana, disse que houve "um erro humano brutal", em comentários para a televisão RAI3.


"Navios de tais dimensões não podem navegar perto do litoral onde se sabe existirem rochas" disse o ministro.


Algumas testemunhas disseram que o navio fez um espetáculo para a população local ao passar por um local denominado 'inchino', com os seus pavimentos superiores iluminados por tochas e com muita luz e com passageiros sentados para jantar.


Francesco Verusio, procurador-geral da região da Toscana, disse que o comandante do navio "não deveria ter chegado tão próximo da ilha". O comandante está atualmente preso acusado de homicídio múltiplo e por ter abandonado o navio antes de todos os passageiros estarem a salvo.


O procurador-geral disse que o comandante se tinha "aproximado de Giglio de forma muito estranha", o que levou o navio a "bater numa rocha e adornar para o lado esquerdo".


Lusa» in http://noticias.sapo.pt/internacional/artigo/passageiros-portugueses-do-navio_2233.html


(Equipas de resgate continuam à procura de sobreviventes do naufrágio do Costa Concordia)



(Vídeo amador mostra momentos de pânico durante evacuação do cruzeiro Costa Concórdia)


1/10
Acidente em Itália

(Cruzeiro encalhado em Itália)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover