13/12/11

Cinema - Na semana em que Manoel de Oliveira celebra 103 anos, o SAPO foi à procura de 10 coisas que talvez ainda não saiba sobre o decano dos realizadores mundiais!




«Dez coisas que talvez não saiba sobre Manoel de Oliveira


No dia em que Manoel de Oliveira celebra 103 anos, o SAPO foi à procura de 10 coisas que talvez ainda não saiba sobre o decano dos realizadores mundiais.


A paixão por Chaplin: Apesar da vertente intelectual e hermética muitas vezes associada à obra de Manoel de Oliveira, o cineasta portuense já afirmou diversas que o realizador que mais profundamente amou terá sido aquele que porventura mais sucesso comercial e popular teve em toda a história do cinema: Charlie Chaplin. Oliveira nasceu em 1908, portanto viu na respetiva época toda a obra de Charlot, que arrancou em 1914, e já disse que em novo gostaria de ter sido ator de comédia. Não será por acaso que na participação que faz em «Viagem a Lisboa», de Wim Wenders, Oliveira imita precisamente o pequeno vagabundo.


Um ás do volante: Na década de 30, Oliveira foi um nome razoavelmente popular como piloto de automóveis, tendo vencido, por exemplo, o Circuito Internacional do Estoril em 1937 num Ford V8. Foi essa celebridade que lhe valeu a contratação para o papel de Carlos, o amigo de Vasco Santana no incontornável «A Canção de Lisboa» (1933), já que se considerava que ele poderia atrair ao filme espetadores do norte do país.


Um estreia pateada: A estreia do primeiro filme de Manoel de Oliveira, a curta-metragem documental «Douro, Faina Fluvial», deu-se em setembro de 1931, no decorrer do I Congresso Internacional da Crítica, organizado por António Ferro. Reza a história que o filme foi recebido com uma pateada tão monumental que um estrangeiro de visita a Lisboa terá perguntado se era assim que se aplaudia no nosso país.


O fundador do neo-realismo: Oliveira podia ter sido considerado internacionalmente o fundador do neo-realismo caso tivesse conseguido terminar «Aniki-Bobó» a tempo de o enviar ao Festival de Veneza de 1942. No ano seguinte, «Ossessione», de Luchino Visconti, marcaria nesse certame o início da corrente neo-realista no cinema, embora o filme de Oliveira já tivesse, um ano antes, as marcas desse estilo, nomeadamente a rodagem em cenários reais e não em estúdio, com atores não profissionais e com histórias urbanas passadas entre as classes mais desvalidas.


O caso Duarte de Almeida: João Bénard da Costa, um intenso defensor da obra de Manoel de Oliveira, tornou-se presença recorrente na obra do mestre portuense enquanto ator a partir de 1972 em «O Passado e o Presente». Sempre usando o pseudónimo Duarte de Almeida, o falecido diretor da Cinemateca foi tendo sempre participações nas fitas do realizador, sendo a última no segmento mais divertido do filme coletivo «Cada um o seu Cinema», de 2007, em que interpretava o Papa João XXIII.


A origem do chavão dos «filmes lentos e intermináveis»: Foi a imensa polémica gerada pela transmissão televisiva na RTP em 1978 de «Amor de Perdição» que colou a Oliveira uma imagem de que ele nunca mais se conseguiu livrar: a de que os seus filmes são sempre longuíssimos e absolutamente monótonos. Se a segunda classificação variará consoante o grau de sintonia do espetador com a narrativa do realizador, a primeira é absolutamente injusta, uma vez que o realizador raramente faz filmes com mais de 90 minutos. «Amor de Perdição» foi filmado em simultâneo como filme e série de televisão e o primeiro contacto que todos tiveram com ele foi precisamente através do pequeno ecrã, em que as virtudes do filme eram abafadas por uma exibição com a formatação errada e ainda a preto e branco. Só o sucesso no estrangeiro o viria depois a reabilitar no nosso país.


A origem da dupla Oliveira-Branco: A parceria entre Manoel de Oliveira e Paulo Branco arrancou precisamente com «Amor de Perdição», quando o segundo, ainda programador de uma sala de cinema em Paris, a Action Republique, projetou o filme em 1979 e o lançou na senda do sucesso internacional. Entre «Francisca» (1981) e «O Quinto Império - Ontem Como Hoje» (2004), Branco produziu 20 longas-metragens de Oliveira, cerca de uma por ano, uma produtividade que ninguém imaginava para um cineasta que toda a vida encontrara entraves para filmar e num país com crónica dificuldade de produção continuada.


O filme póstumo: Em 1982, Oliveira rodou «Visitas ou Memórias e Confissões» que por sua vontade explícita só poderá ser mostrado publicamente após a sua morte. O cineasta tinha então 74 anos, tivera até aí uma produção muito intervalada e todos pensavam que a sua carreira não demoraria muito a terminar. Afinal, a partir daí, quando todos os outros começam a abrandar, o cineasta disparou numa produção imparável, assinado mais 24 longas-metragens e uma série de outros projetos, numa bulimia criativa que não tem paralelo com qualquer outro realizador da história a partir dos 80 anos.


Um dos melhores da Cahiers du Cinema: «O Estranho Caso de Angélica» foi o segundo melhor filme de 2011 para a «Cahiers do Cinema», só precedido de «Habemus Papam - Temos Papa», de Nanni Moretti, e empatado com «A Árvore da Vida», de Terrence Malick. Porém, não foi a primeira vez que a revista colocou Oliveira entre os 10 melhores do ano. Em 1981, «Francisca» foi considerado o Melhor Filme do ano, em 1989 «Os Canibais» ficou na quinta posição, que o realizador manteve no ano seguinte com «Non ou a Vã Glória de Mandar». Em 1993, Oliveira ascendeu à segunda posição da lista com «Vale Abraão», e em 1998 «Inquietude» valeu-lhe o quinto lugar. Em 1999, «A Carta» ficou em sétimo lugar e em 2001 Oliveira voltou a conquistar o quinto lugar com «Vou para Casa», repetindo o feito e a posição em 2002 com «O Princípio da Incerteza», e em 2009 com «Singularidades de uma Rapariga Loura».


O próximo filme: A película que se segue na carreira de Oliveira já está rodada e está atualmente em fase de pós-produção. Chama-se «O Gebo e a Sombra», é uma adaptação de uma peça de Raúl Brandão e nele voltou a trabalhar com Michel Piccoli, Leonor Silveira e o seu neto Ricardo Trêpa. Trata-se do primeiro filme do cineasta produzido pela O Som e a Fúria, e deverá chegar às nossas salas em 2012, após estrear num dos três maiores festivais internacionais de cinema: Cannes, Veneza ou Berlim.


SAPO Cinema - 11-12-2011 08:00» in http://cinema.sapo.pt/magazine/noticia/dez-coisas-que-talvez-nao-saiba-sobre-manoel-de-oliveira


"Douro, Faina Fluvial" - Manoel de Oliveira - (versão 1994)

Manoel de Oliveira - "A Caça" - (1964)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover