17/12/11

Arte Fotografia - Quando os CTT pediram aos carteiros de todo o país que fotografassem o que viam no dia-a-dia, Rosa viu-se "apanhada" pela objetiva, na companhia da sua "cliente de quatro patas"!

Rosa Magina com a cadela Petra, em Aveiro, na fotografia escolhida para a exposição
«Carteiros-fotógrafos: Rosa, a carteira, tem uma "cliente de quatro patas"


Rosa Magina é carteira em Aveiro há quase 20 anos. No “giro” que faz a pé diariamente, Rosa – Rosinha para os moradores – distribui cartas que são o retrato do país: muitas contas para pagar, cartas do Instituto do Emprego e multas das SCUT. Quando os CTT pediram aos carteiros de todo o país que fotografassem o que viam no dia-a-dia, Rosa viu-se "apanhada" pela objetiva, na companhia da sua "cliente de quatro patas".


Rosa Magina, 42 anos, cresceu com as cartas. Ao lado do pai - carteiro quase uma vida inteira – começou desde pequena a remexer em envelopes, moradas e carimbos. O sonho de ser enfermeira ficou pelo caminho e uma oportunidade trouxe-lhe o “giro” dos carteiros.
Há quase dezassete anos que faz o mesmo percurso pelo bairro social de Santiago Aveiro, onde conhece todos pelo nome e todos a tratam por Rosinha. Muitas dessas pessoas foram fotografadas por Rosa Magina quando os CTT lhe entregaram uma máquina descartável para que ela retratasse o que via no dia de trabalho.
Ela e milhares de carteiros tiraram ao todo 86 mil fotografias. Das 200 escolhidas para a exposição que hoje abre portas na rua de São José em Lisboa (e um livro que está também desde hoje disponível) uma foto é de Rosa. De Rosa e da Petra, uma cadela Labrador que a espera todos os dias. Quer haja ou não correio.» in http://noticias.sapo.pt/nacional/artigo/rosa-a-carteira_1903.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover