14/12/11

Arquitetura - A Câmara de Lisboa confirmou hoje a aprovação do projeto de reabilitação do Cinema Odeon, que prevê a instalação de espaços comerciais e a demolição parcial do interior, mantendo a fachada e «elementos mais marcantes» do edifício!




«Câmara homologou projeto de transformação do cinema Odeon em espaço comercial


A Câmara de Lisboa confirmou hoje a aprovação do projeto de reabilitação do Cinema Odeon, que prevê a instalação de espaços comerciais e a demolição parcial do interior, mantendo a fachada e «elementos mais marcantes» do edifício.


Segundo a direção municipal de Planeamento, Reabilitação e Gestão Urbanística, o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, homologou favoravelmente, a 28 de novembro, o projeto de reabilitação do edifício do Cinema Odeon (pedido de informação prévia).


O pedido, que deu entrada nos serviços municipais em maio, prevê a «instalação de espaços comerciais, biblioteca/livraria, espaços para exposições e serviços», além da «demolição parcial do interior, com o aproveitamento do teto em madeira, da sala de espetáculos e de parte da boca de cena», refere uma nota da direção municipal de Urbanismo enviada à agência Lusa.


O projeto «foi objeto de parecer favorável do IGESPAR» (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico), acrescenta a Câmara de Lisboa.


A nota da direção municipal justifica a decisão de Manuel Salgado com «a garantia de manutenção da fachada, incluindo as varandas corridas existentes sobre a Rua dos Condes, bem como a manutenção e recuperação de elementos considerados no interior do edifício e que lhe dão identidade».


Entre estes, a autarquia destaca o teto em madeira de pau-brasil e o frontão «art-deco» sobre a boca de cena e as respetivas colunas que o sustentam.


A Câmara de Lisboa esclarece ainda que «a aprovação da construção de estacionamento subterrâneo está dependente da apresentação de estudo hidrogeológico que confirme a sua viabilidade».


A informação sobre a aprovação prévia deste projeto foi avançada há duas semanas pelo «Fórum Cidadania Lx», no seu blogue, uma decisão que o movimento de cidadãos condenava.


«Manter-se-ão a fachada e o teto em madeira, em jeito de rebuçado. Uma vergonha», afirmava Paulo Ferrero, representante da plataforma. O responsável afirmava-se desiludido com esta posição da autarquia e alertava, na mensagem publicada no blogue do «Fórum Cidadania Lx» que «se ninguém se mexer, diremos adeus ao Odeon enquanto tal».


@Lusa» in http://cinema.sapo.pt/magazine/noticia/camara-homologou-projeto-de-transformacao-do-cinema-odeon-em-espaco-comercial

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover