29/12/11

Amarante - A conclusão da primeira fase das obras de restauro da igreja de S. Domingos, em Amarante, distrito do Porto, vai ser assinala a 15 de janeiro, um ano depois de iniciada a intervenção, num projeto apoiado pelo Município!



«Amarante: Igreja de S. Domingos restaurada reabre a 15 de Janeiro


Amarante, Porto, 28 dez 2011 (Ecclesia) – A conclusão da primeira fase das obras de restauro da igreja de S. Domingos, em Amarante, distrito do Porto, vai ser assinala a 15 de janeiro, um ano depois de iniciada a intervenção, num projeto apoiado pelo Município.


A cerimónia vai ser presidida por D. António Taipa, bispo auxiliar do Porto, revelou a autarquia local, em comunicado.


A igreja de São Domingos, contígua ao mosteiro de São Gonçalo, foi fundada pela Ordem Terceira do Patriarca São Domingos e a sua construção remonta ao início do século XVIII.


Durante vários meses, equipas de várias especialidades trabalharam para devolver à igreja o seu aspeto original, procurando corrigir debilidades estruturais e pôr cobro à degradação constante.


O projeto de intervenção, esclarece Ana Ferreira, uma das técnicas envolvidas nos trabalhos, “nasceu com a realização de um diagnóstico exaustivo das suas necessidades e foram contempladas todas as caraterísticas e especificidades do imóvel e do seu património, para que a intervenção fosse a mais correta".


Durante quase três meses, uma equipa chefiada pelo organista Nuno Rigaug trabalhou num órgão com 480 tubos, há muito inoperacional devido à sua elevada degradação.


A intervenção é coordenada pela paróquia de São Gonçalo e implica um investimento superior a 700 mil euros.


RR/OC» in http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?&id=88859


(Igreja de S. Gonçalo de Amarante)
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Alguns que antes se diziam ateus, agora andam muito nas igrejas... será milagre de São Gonçalo de Amarante, ou interesse oportunístico... ao que parece a fase anti clerical de alguns ufanos ateus... passou! Milagre de São Gonçalo, prefiro acreditar nisso...
De qualquer forma a recuperação da Igreja de São Domingos é uma grande notícia para Amarante; virem-se agora para a igreja de São Pedro que bem precisa de quem olhe por ela...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover