17/11/11

Política Educativa - É um sucesso na internet, mas um dos alunos visados no vídeo 'A ignorância dos nossos universitários' acusa a revista Sábado de manipulação e ameaça com acção legal!



«Aluno do vídeo dos 'universitários ignorantes' ameaça processar a Sábado


É um sucesso na internet, mas um dos alunos visados no vídeo 'A ignorância dos nossos universitários' acusa a revista Sábado de manipulação e ameaça com acção legal.
Qual é a capital dos Estados Unidos? «Inglaterra», responde uma aluna universitária inquirida pela revista Sábado num vídeo que faz sucesso na internet. Quem escreveu O Evangelho Segundo Jesus Cristo? «Moisés», responde outro estudante. Quem pintou o tecto da Capela Sistina? «Miguel Arcanjo», respondeu João Ladeiras.


Agora, dezenas de milhares de visualizações e centenas de comentários jocosos depois, João veio explicar a gafe e condenar a jornalista autora do vídeo do momento.


«A verdade é que me fizeram dez perguntas e só mostraram a que eu errei que, como podem comprovar os que se encontravam presentes, acabei por corrigir e responder, então, Miguel Ângelo. Em todo o caso, a minha resposta deveu-se ao simples facto de ter frequentado o Externato São Miguel Arcanjo e, ao mesmo tempo, com a pressão da própria entrevista, dei essa mesma gafe - corrigindo-a assim que [me] apercebi», escreve João numa nota no Facebook.


«Para além de ter sido humilhado como nunca tinha sido até à data, ficou em causa o bom nome da instituição que eu frequento, o ISPA [...]. Acabei por ser vilipendiado em praça pública, sentindo-me completamente desolado», acrescenta o estudante.


Após a publicação do vídeo, que complementa uma reportagem da edição impressa da Sábado sobre o nível de cultura geral dos jovens portugueses, João terá tentado contactar por duas a jornalista daquela publicação, em vão. No Facebook, partilha uma das mensagens enviadas: «'A ignorância dos nossos universitários', se se sentir bem com o trabalho que realizou, digo-lhe, com tristeza, que você e os restantes colegas são ignóbeis. Vou ainda dirigir-me às autoridades competentes para apresentar uma queixa formal sobre o uso indevido da minha entrevista, sabendo você qual a razão dessa mesma denúncia/queixa».


Na sua edição online, a Sábado esclarece que o vídeo resultou de um teste de 20 perguntas, divididas por dois questionários de dificuldade mínima, realizado junto de uma centena de alunos de várias universidades de Lisboa.


Questões como «Quem é Manoel de Oliveira?», «Qual é a capital de Itália?» ou «Qual o maior mamífero do mundo?» ficam sem resposta, ou são retribuídas com palpites insólitos - «É um maestro», «Florença» ou «O elefante em África e o mamute na Antárctida», responderam respectivamente alguns dos inquiridos.


É ainda revelado que há quem pense que o símbolo químico da água é «PH», que «Bush» ainda é Presidente dos Estados Unidos, que «Leonardo Di Caprio» pintou a Mona Lisa, que a Comissão Europeia é presidida por «um francês» e que O Padrinho foi protagonizado por... «Vasco Santana».


SOL» in http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=34082


(Inquérito a Universitários Portugueses)
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Ai Portugal, Portugal, ao que nós estamos a chegar... anos e anos de facilitismo... socretino!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover