19/11/11

Natureza - A história das extraordinárias montanhas Gamburtsevs que se encontram totalmente escondidas por baixo do manto de gelo da Antártida foi descrita recentemente num artigo publicado na revista Nature!



«Antártida: Desvendada história das montanhas Gamburtsevs escondidas sob o manto de gelo

A história das extraordinárias montanhas Gamburtsevs que se encontram totalmente escondidas por baixo do manto de gelo da Antártida foi descrita recentemente num artigo publicado na revista Nature. Os cientistas pretendem continuar a investigação e recolher amostras de rocha para confirmar o modelo proposto de evolução destas montanhas.

As montanhas Gamburtsevs são montanhas com a dimensão dos Alpes Suíços que estão totalmente escondidas pelo gelo, nalguns locais por uma camada com mais de quatro mil metros de espessura.

A sua descoberta nos anos 50 foi uma autêntica surpresa uma vez que se pensava que por baixo do manto de gelo da Antártida as rochas seriam planas.

Esta investigação envolveu um esforço multinacional durante os anos de 2008 e 2009 onde foi mapeada a região, registados os campos gravitacionais e magnéticos locais e utilizados sismógrafos para sondar a terra profunda.

A equipa do projeto AGAP (Antarctic Gamburtsev Province) liderada por Fausto Ferraccioli do British Antarctic Survey (BAS) sugere que o início da história destas montanhas ocorreu há cerca de mil milhões de anos, antes do aparecimento da vida complexa. Nesta fase da história do planeta, os continentes moviam-se juntos na massa de terra gigante conhecida como Rodínia. A colisão resultante do encontro dos continentes formou as montanhas e produziu uma base densa e grossa.

Ao longo dos tempos os picos foram gradualmente erodidos ficando apenas preservada a base das montanhas. Na época em que os dinossauros habitavam o planeta, entre 250 a 100 milhões de anos atrás, a crosta terrestre dividiu-se a partir de uma série de riftes próximos da base das montanhas Gamburtsevs. As fendas aqueceram a base e deram o empurrão para que novas montanhas se erguessem.

O capítulo final desta história ocorreu há cerca de 35 milhões de anos quando se formou e espalhou o manto de gelo que escondeu as montanhas Gamburtsevs.

“Esta investigação resolve o mistério de como podemos ter montanhas aparentemente jovens no meio de um continente antigo”, refere Robin Bell da Universidade da Columbia. “Neste caso as Gamburtsevs (…) tiveram duas vidas.”

Os cientistas pretendem agora arranjar financiamento para perfurar as montanhas e recolher amostras de rochas. Estas amostras confirmariam o modelo da história das Gamburtsevs apresentado pela equipa num artigo publicado na revista Nature.

O estudo da história das montanhas irá informar os estudos climáticos, ajudando os cientistas a perceber não só as alterações que ocorreram no passado mas também cenários futuros possíveis.» in http://www.naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=46277&bl=1


FGold Montanhas Rochosas por fgoldmotion


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover