27/11/11

Música Portuguesa - Fadistas, instrumentistas, editores discográficos, políticos, diversas personalidades ligadas ao Fado, a Lisboa e à Cultura, expressaram o seu contentamento pela classificação do Fado como Património Imaterial da Humanidade, uma distinção que “é de todos” como destacou Mariza!




«Fado: Contentamento pela distinção que "é de todos"
27 de novembro de 2011


Fadistas, instrumentistas, editores discográficos, políticos, diversas personalidades ligadas ao Fado, a Lisboa e à Cultura, expressaram o seu contentamento pela classificação do Fado como Património Imaterial da Humanidade, uma distinção que “é de todos” como destacou Mariza.


O musicólogo Rui Vieira Nery que preside à Comissão Científica da candidatura afirmou "que é uma vitória muito grande para o Fado, é uma vitória para a Cltura portuguesa no seu conjunto, é uma vitória para Portugal e para a imagem de Portugal no mundo".


Um "motivo de orgulho para todos os portugueses" enfatizou o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.


"Este reconhecimento constitui um motivo de orgulho para todos os Portugueses: a partir deste momento, o Fado é reconhecido como um Património de toda a Humanidade, um valor inestimável no presente e uma herança cultural importante para as gerações futuras", lê-se na mensagem do chefe de Estado divulgada no "site" da Presidência da República.


Uma “grande alegria”, como referiram a diretora do Museu do Fado, Sara Pereira, e o guitarrista José Pracana que prognosticou que “agora mais gente se vai interessar” pelo género musical.


O secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas que a candidatura aprovada hoje em Bali, “segue-se ao reconhecimento internacional que o Fado já tinha”.


“Este reconhecimento da UNESCO é a confirmação do talento, do génio propriamente de um elemento fundamental da Cultura portuguesa”, disse o governante.


Do lado da oposição, o líder do PS, José Seguro, espera que a distinção inspire os portugueses “nestes momentos difíceis”. O Fado “está de parabéns” e “merece o reconhecimento”, escreveu no seu facebook o líder socialista.


Os comunistas, por seu turno salientaram em comunicado que a proclamação “valoriza a língua e a cultura portuguesas" e realçam a importância de uma canção "tão intrinsecamente ligada a Portugal", à "cidade e ao povo de Lisboa".


O fadista Duarte defendeu que esta distinção "deve trazer mais valias para o Fado em si e não apenas para algumas pessoas dentro do Fado".


O poeta José Luís Gordo afirmou que o galardão incentivará novos estudos e pesquisas para os quais são necessários fundos, enquanto José Pracana referiu que “incentivará os jovens” que cantam, tocam e compõem.


Para a Associação Portuguesa dos Amigos do Fado, a distinção “responsabiliza-nos” mas espera que “possa dinamizar mais os estudos sobre o Fado e divulgar o seu património cultural”.


Para Ana Moura, “o Fado sempre foi Património da Humanidade”, e acrescentou que distinção “vai aconchegar a alma [dos portugueses] e encher-nos a todos de orgulho”.


Maria da Fé qualificou a classificação como "uma coisa maravilhosa para o Fado e para o nosso país", considerando que "daqui para a frente é uma incógnita" mas afirmou a "esperança que traga mais clientes, não só turistas como, muito especialmente, portugueses" às casas de Fado que todos dias apresentam este género musical, sem amplificações.


Camané afirmou que distinção trará maior divulgação e António Rocha, por seu turno, disse que irá dar mais trabalho" a quem atua nos palcos internacionais.


A candidatura do Fado foi lançada em 2004 pelo então presidente da Câmara de Lisboa, Pedro Santana Lopes, que escolheu como embaixadores os fadistas Mariza e Carlos do Carmo.


Foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Municipal de Lisboa no dia 12 de maio de 2010 e apresentada publicamente na Assembleia Municipal, no dia 01 de junho, tendo sido aclamada por todas as bancadas partidárias.


No dia 28 de junho de 2010, foi apresentada ao Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e formalizada junto da Comissão Nacional da UNESCO. Em agosto desse ano, deu entrada na sede da organização, em Paris.


Hoje em Nusa Dua, na ilha indonésia de Bali, o VI Comité Inter-Governamental da UNESCO proclamou o Fado como Património Cultural Imaterial da Humanidade.


@Lusa» in http://musica.sapo.pt/noticias/distincao-e-uma-alegria-numa-altura-em-que-portugal-precisa-de-noticias-positivas


Alfredo Marceneiro - "Fado Cravo"
Alfredo Marceneiro - "É tão bom ser pequenino"
Alfredo Marceneiro - "O amor é água que corre"
José Cid - "O Fado de Nossa Senhora"
Maria Ana Bobone - "Fado da Sina"
Camané - "Fado da Sina"

Amália Rodrigues - "Estranha forma de vida" - (1965)

Mariza - "Cavaleiro Monge"

Dulce Pontes - "Lágrima" - (1995 Live)

Katia Guerreiro - "Vira dos Malmequeres"

Ana Moura - "Os Buzios"

Raquel Tavares - "Fado Cravo"

Cuca Roseta - "Nos Teus Braços"


"Estranha Forma de Vida


Foi por vontade de Deus
que eu vivo nesta ansiedade.
Que todos os ais são meus,
Que é toda minha a saudade.
Foi por vontade de Deus.


Que estranha forma de vida
tem este meu coração:
vive de forma perdida;
Quem lhe daria o condão?
Que estranha forma de vida.


Coração independente,
coração que não comando:
vive perdido entre a gente,
teimosamente sangrando,
coração independente.


Eu não te acompanho mais:
para, deixa de bater.
Se não sabes aonde vais,
porque teimas em correr,
eu não te acompanho mais."

(Letra e música: Alfredo Duarte)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover