13/11/11

F.C. do Porto - Sub15 portistas têm uma vantagem recorde do segundo classificado, o Paços de Ferreira, não havendo intervalo entre primeiro e segundo classificados que se lhe compare nas 12 séries dos Nacionais de Juniores!




«LÍDER MAIS LÍDER NÃO HÁ


Catorze pontos de vantagem é muito. Muito para uma classificação final e muito mais ainda se aplicada a uma só volta de 11 jornadas. Pois essa é precisamente a diferença que separa os Sub15 portistas do Paços de Ferreira, não havendo intervalo entre primeiro e segundo classificados que se lhe compare nas 12 séries dos Nacionais de Juniores. É obra. Nas palavras de Folha, “é FC Porto”.


A esperada complexidade do estudo, que procura detectar as razões de tão ampla distância, desfaz-se logo à primeira análise de António Folha. “Esta equipa tem a marca do FC Porto”, diz o treinador. “Tem um estilo marcadamente ofensivo, sem descurar os outros momentos do jogo”. O que se confirma facilmente através da observação simples das tabelas de todas as zonas e séries dos campeonatos nacionais de Juniores A, B e C: com quatro golos sofridos, os Juniores C portistas compõem a equipa menos batida de todas as provas.


Mas os fundamentos capazes de decifrar a trajectória de 11 vitórias ramificam, segundo Folha, dos princípios enraizados em todo o sistema de formação. “O nosso modelo de jogo é consequência de uma estrutura e de todo um trabalho que deriva das suas bases”, explicou o técnico, que vê na equipa que orienta muito mais do que o reflexo do mestre ou do jogador que foi nos anos 90.


“Gostamos de privilegiar a posse de bola e temos características marcadamente ofensivas, além de uma grande dinâmica colectiva”, continua o treinador. “O golo é, por isso, uma consequência natural, não sendo por acaso que apresentamos uma diferença tão acentuada entre golos marcados e sofridos”. Cinquenta, em rigor, que resultam da subtracção de quatro golos sofridos aos 54 apontados.


A um dia do início da segunda volta do Campeonato Nacional de Juniores C (o FC Porto recebe o Varzim, no Olival, às 11h00 de domingo), Luís Mata distingue-se como o melhor marcador dos Dragões, com 14 golos, tantos quantos a sua equipa marcou à segunda jornada, frente ao Famalicão (14-0).


Como curiosidade e, mais do que isso, como prova que ratifica todo o discurso de António Folha, a equipa de Juniores A do FC Porto, com 10 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, é aquela que mais se aproxima do registo da equipa de Juniores C, também do FC Porto, no que diz respeito à maior diferença que separa os primeiros dos segundos classificados de cada série. “É o trabalho de toda uma estrutura”, insiste o treinador. O mais líder dos Nacionais.» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Formacao/noticiaformacao_futsub15lider_121111_65086.asp
-----------------------------------------------------------------------------------------
Estes jovens e este jovem treinador do F.C. do Porto, António Folha que, enquanto jogador dos Dragões, nos deu enormes alegrias e que, pelos vistos, não perdeu o Espírito do Dragão! Bem haja, Folha e para estes jovens guerreiros vitoriosos!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover