16/11/11

Ambiente e Ecologia - O Dia Nacional do Mar é hoje assinalado com o anúncio, pela ministra Assunção Cristas, de que Portugal vai ter um novo navio oceanográfico, graças a um fundo financiado sobretudo pela Noruega!




«Hoje é o Dia Nacional do Mar


O Dia Nacional do Mar é hoje assinalado com o anúncio, pela ministra Assunção Cristas, de que Portugal vai ter um novo navio oceanográfico, graças a um fundo financiado sobretudo pela Noruega.


O Dia nacional do Mar é uma data comemorativa da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM), que entrou em vigor a 16 de Novembro de 1994, tendo sido ratificada por Portugal a 14 de Outubro de 1997. Um ano mais tarde, em 1998, o dia 16 de Novembro foi institucionalizado pela Resolução de Conselho de Ministros n.º 83/1998, de 10 de Julho, como o Dia Nacional do Mar.


A Ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território anunciou que Portugal vai ter um novo navio de investigação oceanográfica, que substituirá o navio Noruega, que está praticamente esgotado. A ministra sublinhou que este é um “instrumento essencial para podermos continuar a desenvolver o conhecimento que temos no fundo do mar”.


“Neste momento, já é maior do que o que tínhamos há dez, mas temos de o continuar a desenvolver, porque sabemos que daí depende a forma como podemos no futuro utilizar o mar de uma forma sustentável”, acrescentou.


Assunção Cristas disse ainda compreender os constrangimentos orçamentais em Portugal, mas diz que esta compra, feita ao abrigo de um programa de ajuda, é um bom exemplo a seguir.


Fonte: www.lusa.pt» in http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=46105&bl=1
null
(Tertúlia sobre o dia do Mar)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover