14/11/11

Ambiente e Ecologia - Levada a cabo pelo Blacksmith Institute a investigação revela que o caso mais grave de um tipo de poluição que afeta, globalmente, 100 milhões de pessoas em todo o mundo, é o da contaminação com mercúrio como resultado da exploração mineira do ouro feita artesanalmente!




«Estudo identifica os 10 piores problemas de Poluição Tóxica


Levada a cabo pelo Blacksmith Institute a investigação revela que o caso mais grave de um tipo de poluição que afeta, globalmente, 100 milhões de pessoas em todo o mundo, é o da contaminação com mercúrio como resultado da exploração mineira do ouro feita artesanalmente.


Foram recentemente dados a conhecer os resultados de um estudo que identificou os 10 problemas mais graves de poluição tóxica no mundo.


Levada a cabo pelo Blacksmith Institute, um grupo de Saúde Ambiental com sede em Nova Iorque (EUA), a investigação envolveu a localização de mais de 1000 locais tóxicos em 47 países em desenvolvimento.


Os resultados revelam que, no total, pelo menos 100 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem problemas de saúde ou morrem como resultado deste tipo de poluição, o que significa que rivaliza com doenças como a SIDA ou a tuberculose, mas ao contrário destas doenças, carece de um “sistema” global de combate.


O caso mais grave é da contaminação do ar com mercúrio durante o processo de exploração mineira artesanal do ouro, que afeta negativamente a saúde mais de 3,5 milhões de pessoas, nomeadamente mineiros que utilizam este metal pesado para separar o metal precioso da rocha e da argila envolventes, que depois tem de ser, ele próprio, separado do ouro, o que se faz através do aquecimento da mistura, que provoca a vaporização do metal pesado.


Em segundo lugar encontramos a poluição com chumbo resultante do funcionamento de parques industriais que afeta quase 3 milhões de pessoas, seguida da poluição por pesticidas provenientes da agricultura, da fundição de chumbo e da contaminação por crómio resultante da curtição do couro. A poluição por mercúrio e por chumbo associada a outros tipos de exploração mineira que não a do ouro, e à reciclagem incorreta das pilhas, o arsénico na água subterrânea e o fabrico e armazenamento de pesticidas completam o TOP 10.


Para medir o impacto da saúde da poluição tóxica os investigadores utilizaram uma medida – disability life-ajuster year” (DALY) que mede a morte precoce e as doenças causadas -, concluído que os vários milhões de pessoas afetadas pelos 10 piores tipos de poluição tóxica perdem, em média 12,7 DALY de vida, ou seja, 6,7 anos de vida saudável e 6 anos de vida no geral.


No entanto, os autores do estudo salientam que, em muitos casos, é possível proteger a saúde contra a poluição tóxica associada às diferentes atividades já referidas, de formas simples e baratas. Com efeito, os investigadores afirmam que não é uma questão de extinguir estas atividades, sendo que a solução passa por evitar a exposição do organismo.


No caso da exploração do ouro, por exemplo, apenas é necessário construir uma câmara selada onde se faça o aquecimento da amálgama de mercúrio e ouro, com um tubo que permita posteriormente o arrefecimento e a captura do mercúrio. Isto permite, para além do mais, a reciclagem deste metal pesado e a redução dos custos associados.» in http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=45937&bl=1

(Poluição da água: lixo tóxico)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover