15/11/11

Amarante - O programa EDP Solidária Barragens vai no terceiro ano de existência e distinguiu a Cercimarante!

Sérgio Figueiredo, administrador da Fundação EDP (foto )

«EDP Solidária distingue projectos
Por Paulo Horta


O programa EDP Solidária Barragens vai no terceiro ano de existência e, se nasceu com dúvidas a pairar sobre o projecto, actualmente representa uma firme certeza para a produtora de energias, cuja Fundação destinou em 2011 um montante global de 200 mil euros para apoiar dez instituições de vários concelhos a norte e centro do País, vocacionadas para a acção social.


A edição deste ano reuniu 92 candidaturas representativas de 21 municípios, das quais foram seleccionados 10 projectos que obedeceram em pleno aos critérios de um júri composto por personalidades fortemente vinculadas às áreas da cidadania e solidariedade social.


O programa foi uma vez mais aberto a entidades sem fins lucrativos, como instituições de solidariedade social ou organizações não-governamentais constituídas, legalmente, como associações, e abrigou concelhos das regiões do Baixo Sabor, Foz-Tua, Fridão, Alvito, Picote, Bemposta e Ribeiradio, onde a EDP deposita acentuado investimento nos recursos hídricos, casos de Alfândega da Fé, Alijó, Carrazeda de Ansiães, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Murça, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Amarante, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Ribeira de Pena, Mondim de Basto, Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Sever do Vouga, Oliveira de Frades, São Pedro do Sul e Vale de Cambra. O número de candidaturas apresentadas (92) representou mesmo um recorde.


A visão da EDP não é «passar um simples cheque», como explicou Sérgio Figueiredo, administrador-delegado da Fundação EDP. «Este programa não é para acudir os pobres, pretende gerar riqueza e contribuir para a inclusão social», acrescentou aquele responsável, , no Porto, durante a cerimónia que distinguiu os 10 projectos vencedores da edição de 2011.


Com a EDP a elevar-se no mercado das energias como detentora do maior plano hídrico da Europa – neste âmbito, a empresa prevê a criação de 35 mil postos de trabalho, directos e indirectos, resultantes de mais de três milhões de investimentos – a perspectiva da empresa incide também num forte impacto social, associando-se, com programas como o EDP Solidária Barragens, a projectos de cariz estritamente solidário mas sustentáveis, potenciadores de desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida dos mais desfavorecidos, assim como contribuir para a integração de comunidades em risco de exclusão social.


A dimensão dos programas de apoio da EDP ultrapassa ainda as fronteiras do País. Por exemplo, ao Quénia, em África, e numa parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, a empresa fez chegar ajuda ao campo de refugiados de Kakuma, um detalhe também sublinhado hoje na cerimónia que decorreu na sede da EDP no Porto, ilustrada com a apresentação de um vídeo explicativo dos projectos de solidariedade que levam chancela da produtora nacional de energia.


Os vencedores de 2011
Sob a ideia de «não dar o peixe, mas sim as canas de pesca e ensinar a pescar», António Ferreira da Costa, administrador da EDP Produção, destacou o crescimento do programa EDP Solidária Barragens. «Este projecto permitiu ter cada vez mais uma real noção das necessidades das populações, junto das autarquias e das instituições que fazem chegar candidaturas ao programa».


A edição deste ano contemplou, então, 10 projectos distintos, mas obviamente fundidos nos pressupostos que presidem ao programa, como inovar, desenvolver, ajudar e potenciar investimento. A avaliação de cada candidatura demonstrou retorno promissor em cada euro aplicado nos projectos, que detêm valor económico e, muito naturalmente, social.


A terceira edição do programa EDP Barragens Solidárias distinguiu os seguintes projectos:


Escola de Pais e Encarregados de Educação – O Agrupamento de Escolas de Murça dá continuidade a uma escola de pais e encarregados de educação estabelecida no último ano lectivo e sediada na Escola Básica de Murça. Funciona em horário pós-laboral, desenvolvendo, a cada dia da semana, uma disciplina leccionada por docentes desta escola. Envolve ainda a participação de psicólogos e de outros elementos da comunidade de Murça, como enfermeiros do Centro de Saúde local.


A Minha Escola É Um Jardim – Projecto da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão. A conservação de espaços ajardinados e a produção de plantas ornamentais e medicinais é o objectivo e as acções envolvem crianças, jovens e idosos.


Mais (+) Conforto – Criado pela Associação de Solidariedade Arca, de Santa Cruz da Trapa (São Pedro do Sul). Pretende melhorar as condições físicas de um edifício onde funciona um Centro de Dia, através de um incremento de eficiência térmica. O projecto passa pela instalação de painéis fotovoltaicos para produção e venda de energia, e admite-se, nesse âmbito, a redução de custos com a electricidade. Serão ainda colocadas antecâmaras nas entradas do edifício, para evitar fugas de calor, e uma das salas dos idosos será dotada de um aparelho de ar condicionado.


Cercimarante – Projecto destinado à promoção da qualidade de vida, da responsabilidade da Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas do Concelho de Amarante. Foi criado um Banco de Ajudas Técnicas, com a aquisição de 10 camas articuladas e 10 cadeiras de rodas, cedidas a pessoas desfavorecidas que necessitem deste tipo de apoio.


Em Marcha – O Centro Social e Paroquial de Grijó desenvolve este projecto, que implica a aquisição de material específico para reabilitação física. Incide na área da fisioterapia e procura melhorar a qualidade de vida de 43 idosos desta freguesia de Macedo de Cavaleiros.


Banco de Apoio – Programa de ajudas técnicas para benefício da comunidade de Sambade. Da responsabilidade do Centro Social e Paroquial desta freguesia de Alfândega da Fé, o auxílio faz-se com equipamento ortopédico.


Hortas Sociais da EPA – A Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Carvalhais, em Mirandela, criou hortas sociais a pensar, fundamentalmente, nas famílias mais desfavorecidas do concelho. A escola disponibiliza um terreno com área de cerca de 5200 metros quadrados, na periferia de Carvalhais, e dividido em 24 parcelas de cultivo. O terreno será dotado de um sistema de rega comum e de uma casa de apoio. A manutenção está a cargo dos utentes.


Mimos Sempre – Projecto da Cooperativa Agrícola de Serviços e Artes de Valadares (São Pedro do Sul) que procura contornar os efeitos adversos do Inverno ao desenvolvimento da agricultura local, através da instalação de duas estufas. Os produtos de cultivo destinam-se ao abastecimento de instituições da região, como o Centro Social da freguesia de Valadares.


Oficina Domiciliária – A autarquia de Carrazeda de Ansiães avançou com um programa de apoio à população local mais desfavorecida e mais idosa. A ideia é executar pequenas reparações em domicílios, por técnicos especializados e mediante identificação e apreciação dos casos considerados mais graves. A aquisição de uma viatura está nos planos de desenvolvimento deste projecto.


O Bicho da Seda – Instalação de equipamentos de controlo de temperatura e humidade num espaço destinado à criação do bicho da seda. A APPACDM de Castelo Branco gere este projecto que procura recuperar uma cultura tradicional, já que a seda é material indispensável aos bordados típicos locais. O programa está em desenvolvimento e prevê o envolvimento das famílias na produção seda natural, inserindo-se ainda noutro projecto em curso, Animação Turismo, que abrange jovens e adultos portadores de deficiência.» in http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=298684
----------------------------------------------------------------------------------
Embora fique imensamente feliz por o programa EDP Solidária Barragens, distinguir muito justamente a Cercimarante, não posso esquecer que a EDP suga o povo português até à medula, obtendo enormes lucros, mas subindo de forma atroz as suas tarifas e, definitivamente, não é com presentes envenenados que limpa a imagem do mal que fez e que se prepara para continuar a fazer ao nosso Rio Tâmega e a Amarante!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover