13/11/11

Acidentes - Uma ponte sobre o rio Vouga, na antiga Estrada Nacional 1 (EN1), em Lamas do Vouga, concelho de Águeda, fechada ao trânsito há cerca de um ano, ruiu parcialmente na noite de sábado, provocando um ferido!




«Queda de ponte em Águeda fez um ferido


Uma ponte sobre o rio Vouga, na antiga Estrada Nacional 1 (EN1), em Lamas do Vouga, concelho de Águeda, fechada ao trânsito há cerca de um ano, ruiu parcialmente na noite de sábado, provocando um ferido.


O alerta foi dado «perto das 21 horas» por um homem que ali passava a pé e se precipitou para o rio, depois do desmoronamento parcial do tabuleiro, que terá ocorrido pouco antes, sofrendo «ferimentos sem muita gravidade», disse à Agência Lusa, Jorge Almeida, vice-presidente da câmara de Águeda.


Depois de, «durante alguns minutos», ter «gritado por auxílio», o ferido foi socorrido por populares, que alertaram o INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica), que fez deslocar para o local uma equipa, que o assistiu e transportou para o hospital de Águeda, de onde foi transferido para o hospital de Aveiro, adiantou o autarca.


Embora tenha «estado e falado com ele, no hospital, durante a noite», o autarca não conhece «bem as circunstâncias» em que se registou o acidente, sendo certo, todavia, que o tabuleiro «já tinha ruído quando o ferido ali passava».


«Estrutura de betão armado suportada por alvenaria», a ponte quinhentista de Lamas do Vouga foi fechada ao trânsito há cerca de um ano, na sequência de uma inspeção encomendada pela câmara de Águeda a uma empresa especializada.


O relatório dos peritos sobre o estado de conservação e segurança da ponte recomendava uma intervenção – implicando um investimento de «vários milhões de euros» – e que a ponte fosse encerrada ao trânsito, por «não garantir segurança», disse Jorge Almeida.


Além disso, acrescentou o autarca, o mesmo relatório alertava para o facto de a ponte ficar mais exposta a risco de desmoronamento em épocas de maior caudal do rio, não estando afastada, por isso, a possibilidade de ser totalmente interditada no inverno, adiantou o autarca.


Um dos principais estrangulamentos da circulação automóvel na antiga EN1, a aquela ponte sobre o Vouga deixou de integrar esta via «há mais de trinta anos», quando foi construída nova travessia, próxima daquela e que hoje faz parte do IC2, sendo do domínio municipal desde 1996.


Mas a queda e total interdição da velha ponte e um dos ‘ex-líbris’ da região «prejudica muita gente», afirmou à Lusa o presidente da junta de Lamas do Vouga, Alcides de Jesus, sublinhando que a ligação entre esta freguesia e Macinhata do Vouga, terá, agora, de ser feita através da passagem pedonal do IC2, que implica «um desvio de algumas centenas de metros».


O presidente da junta de Lamas do Vouga lamenta, entretanto, que a câmara de Águeda «não tenha feito nada» para evitar este acidente, apesar dos seus apelos, os últimos dos quais feitos, «em setembro, numa reunião da Assembleia Municipal», recordou.


«A câmara devia ter recuperado a ponte há cerca de três anos, quando sentimos que havia deficiências e que os pilares estavam danificados», sustenta Alcides Jesus.


Lusa/SOL» in http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=33629

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover