20/10/11

Política Internacional - Quase a cada minuto são divulgadas novas fotografias de Muammar Kadhafi morto, para que ninguém tenha dúvidas de que a "era Kadhafi" chegou mesmo ao fim!




«"O déspota morreu, a Líbia está livre"


"O déspota morreu, a Líbia está livre", lança um funcionário de um hotel em Tripoli, com os olhos postos na televisão. Quase a cada minuto são divulgadas novas fotografias de Muammar Kadhafi morto, para que ninguém tenha dúvidas de que a "era Kadhafi" chegou mesmo ao fim.

"Não posso acreditar nos meus olhos. Acabou, acabou... Allah Akbar (Deus é grande). Venham ver! É ele mesmo", repete, dirigindo-se aos colegas.

Lá fora, nas ruas, os partidários do novo regime festejam à sua maneira, disparando para o ar com diferentes tipos de armas, da kalachnikov à artilharia pesada.

A proibição pelas autoridades de Tripoli dos tiros de demonstração de alegria não teve efeito. Vale tudo perante a notícia mais aguardada dos últimos meses.

Várias viaturas circulam na capital, lembrando através de mensagens lançadas através de megafones que os tiros de alegria eram "haram" (proibidos pelo Islão), segundo um decreto religioso (fatwa) anunciado recentemente por Sadok Ghariani, um dignitário respeitado.

Alguns ainda não acreditam na notícia, principalmente após informações contraditórias sobre a detenção ou a morte de personalidades nas últimas semanas.

"Não acredito. É preciso ver um vídeo", afirma um homem armado que esteve na frente de batalha em Bani Walid, um dos feudos de Kadhafi, "libertado" há dois dias.
Devemos pensar, agora, no amanhã. Perdemos muito tempo, basta     Mohamed, 24 anos
Para Anis, um motorista de 20 anos, se o ex-líder estivesse vivo, teria continuado a representar uma ameaça para o país.

"Estou contente que tenha sido morto. Senão ainda representaria perigo para a Líbia", repetiu.

"Agora, é preciso encontrar Seif Al-Islam", um dos filhos de Kadhafi, procurado pela justiça internacional e que teve um papel importante na repressão mortífera da revolta líbia, acrescentou.

Dezenas de viaturas patrulhavam as ruas da capital, carregando nas buzinas de um modo ensurdecedor, provocando engarrafamentos em vários bairros da capital.

Na praça dos Mártires, ex-praça Verde, milhares de pessoas reuniram-se agitando bandeiras da nova Líbia, nas cores vermelha, preta e verde.

Outros já pensam na Líbia pós-Kadhafi. "Devemos pensar, agora, no amanhã. Perdemos muito tempo, basta", afirma Mohamed, 24 anos.

"Espero que as forças políticas entrem em acordo rapidamente sobre o futuro da Líbia", disse, no momento em que começam a ouvir-se temores sobre uma luta de poderes entre tribos, regiões e entre islamitas e liberais.

Na quarta-feira, o número dois do Conselho Nacional de Transição (CNT), Mahmud Jibril, expressou em Tripoli receios quanto ao "caos" que poderia resultar numa "batalha política" precoce.

Mais otimista, Afaf, uma professora, considera que "os líbios têm uma grande esperança no futuro. Amanhã será certamente melhor", diz, convicta.

"Há um sentimento de liberdade. Todos criticam todos. É normal que haja diferenças", remata.

SAPO/AFP» in http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1195450.html

Imagens da Morte do Ditador Kadhafi!
------------------------------------------------------------------------------------------
Kadhafi o ditador hoje assassinado pelos rebeldes, foi o homem que Sócrates subservientemente visitou em Portugal, tendo o primeiro recebido o nosso primeiro ministro à data, na sua tenda das arábias, montada em Lisboa... lembram-se, é que foi há tão pouco tempo!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover