20/10/11

Política Internacional - Em Sirte os guerrilheiros festejam nas ruas a captura do ex-líder líbio Kadhafi com gritos, dança e disparos para o ar!

Kadhafi pode ter sido morto durante a captura (SAPO)


«Kadhafi pode ter sido morto durante a captura

No vídeo vê-se depois, relata a AFP,o  corpo a ser levado pelos combatentes e colocado numa camioneta.

O canal de TV "Libya lil Ahrar" (Líbia Livre) também confirmou a detenção de Kadhafi. De acordo com o canal, o ex-ditador foi detido com o filho Muatasim, além de Mansur Dau (chefe dos serviços de segurança interna), e Abdullah Senusi, diretor do serviço de inteligência libios.

A agência Reuters cita um guerrilheiro que terá testemunhado a detenção de Kadhafi e que avança que o ditador líbio estava escondido e terá gritado "Não disparem, não disparem".
A Reuters foi a primeira a avançar  que Kadhafi morreu em sequência dos ferimentos, citando um oficial do CNT. De acordo com a estação de televisão Al Arabiya e a televisão líbia, o coronel já chegou morto ao hospital de Misrata, cidade que fica a cerca de 200 km da capital, Tripoli. 
NATO diz ter bombardeado um grupo de veículos pró-Kadhafi perto de Sirte
"A aproximadamente 08h30 hora local de hoje, a NATO bombardeou veículos da força militar pró-Kadhafi que faziam parte de um grupo maior que operava nas vizinhanças de Sirte", afirmou o porta-voz da NATO, coronel Roland Lavoie.
A NATO não confirma no entnto que Kadhafi estivesse num dos veículos.
Ministro da Defesa morto em Sirte

A notícia surgiu ao mesmo tempo em que a Agência France Press dava conta que o ministro da Defesa do regime deposto de Kadhafi tinha sido morto em Sirte.

O médico Abdou Raouf afimrou ter "identificado o corpo de Aboubakr Younès Jaber", levado esta manhã  para o hospital de campanha de Sirte.

A captura do antigo dirigente líbio aconteceu horas depois do Conselho Nacional de Transição tomar Sirte, a cidade natal de Kadhafi, a 360 quilómetros da capital.

De acordo com o El País, o presidente do Conselho, Mustafá Abdel Yalil, deverá declarar o país livre assim que todo o território esteja controlado pelas forças da transição.

Muammar Kadhafi era procurado desde agosto, altura em que as tropas rebeldes assumiram o controlo de Tripoli, levando à fuga do líder e da sua família.
O movimento de rebelião no país começou há 8 meses, pouco antes da NATO dar início aos raides aéreos para proteger os civis.

Muammar Kadhafi esteve à frente da Líbia nos últimos 42 anos. A 16 de Maio, um procurador do Tribunal Penal Internacional de Haia, na Holanda, emitiu um mandato internacional de captura e prisão contra o coronel Kadhafi por crimes contra a humanidade.


EUA dizem que não podem confirmar captura de Kadhafi
O governo dos Estados Unidos informou que ainda não tem condições de confirmar a notícia de que o ex-ditador líbio Muamar Kadhafi tenha sido capturado ou morto.

"O Departamento de Estado não pode, neste momento, confirmar as notícias da imprensa sobre a captura ou morte de Muamar Kadhafi", declarou o porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland.
(notícia em atualização)
@Vera Moutinho e Nuno de Noronha com agências» in 
http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1195384.html

(Kadhafi morreu)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover