25/10/11

Meteorologia - A neve caiu pela primeira vez este outono na Serra da Estrela e obrigou ao corte da estrada nacional n.º 338, no troço entre Piornos e Lagoa Comprida!

Serra da Estrela

«Neve chega à Serra da Estrela e encerra estrada


Segundo o CDOS, a estrada nacional n.º 338, no troço entre Piornos e Lagoa Comprida, "está encerrada desde as 01:00 devido à queda de neve".
"Ainda não temos aviso de reabertura", disse a fonte pelas 09:15, garantindo que a via se mantinha fechada à circulação rodoviária devido ao primeiro nevão deste outono.
Entretanto, fonte do Centro de Limpeza de Neve da Estradas de Portugal disse à Lusa que a primeira neve do outono "é uma amostra, não é nada considerável", embora tenha sido suficiente para obrigar ao corte daquela via.
Adiantou que o troço da estrada nacional n.º 338 iria ser reaberto "dentro de meia hora", estando envolvidos três limpa-neves nas operações de limpeza.
A fonte do Centro de Limpeza referiu ainda que na área das suas instalações, nas Penhas da Saúde, os termómetros marcam "zero graus", admitindo que a temperatura estivesse mais baixa na zona da torre, o ponto mais alto da Serra da Estrela.
Em relação ao último ano, este primeiro nevão surge cerca de uma semana mais cedo. Em 2010, as primeiras neves aconteceram a 30 de outubro, indicou.

(Serra da Estrela com muita neve)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Há uns anos que se fala na Teoria das duas estações meteorológicas em Portugal... Verão versus Inverno! E esta passagem de clima de verão, para clima de Inverno é verdadeiramente paradigmática...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover