21/10/11

Amarante - De 15 de Outubro a 20 de Novembro, cerca de 30 restaurantes de Amarante servem o melhor da cozinha tradicional desta região, numa iniciativa da Associação Empresarial local!




«Amarante: Restaurantes mostram o melhor da gastronomia tradicional no “Amarante à mesa”


Iniciativa da Associação Empresarial de Amarante decorre até 20 de Novembro e envolve cerca de 30 restaurantes da cidade.
De 15 de Outubro a 20 de Novembro, cerca de 30 restaurantes de Amarante servem o melhor da cozinha tradicional desta região, numa iniciativa da Associação Empresarial local.
A inauguração do “Amarante à mesa” teve lugar no passado sábado, com a transmissão em directo do programa Terra-a-Terra, da TSF, a propósito deste certame. Um debate moderado pelo jornalista Nuno Amaral da TSF. Nesta “conversa à mesa” da rádio sentaram-se o presidente da Associação Empresarial, Luís Miguel Ribeiro; o presidente da Associação de Produtores de Vinho Verde (Proviverde), Castelo Branco; o presidente da Confraria dos Doces Conventuais, Luís Sardoeira; o proprietário do restaurante “Casa Coelho”, Filipe Coelho e o Historiógrafo de Amarante António Patrício.
O “Amarante à mesa” envolve cerca de três dezenas de restaurantes, diversas tasquinhas típicas e as confeitarias da cidade num evento que pretende proporcionar às pessoas a degustação dos pratos típicos desta região, mantendo as ancestrais tradições no seu peculiar método de confecção.
O tradicional cabrito assado, regado com o generoso vinho verde de Amarante e acompanhado do estaladiço pão de Padronelo, é servido à mesa valorizando o enorme potencial gastronómico desta região como um património a saborear. Para a sobremesa, não se dispensam os doces conventuais amarantinos, como as lérias, os papos d’anjo, as brisas do Tâmega ou até um S. Gonçalo.
Na ementa do “Amarante à mesa” constam o cabrito assado, a feijoada à moda de Amarante, a vitela, o vinho verde, o pão de Padronelo, o fumeiro e os doces conventuais.
Nestes dias, os restaurantes vão recuperar algumas das receitas tradicionais indissociáveis do património gastronómico tão típico de Amarante.
Ao longo do “Amarante à mesa” haverá muita animação, reviver de tradições, workshops, provas de vinho, tertúlias, actividades de lazer para que, em cada um dos fins-de-semana, haja um motivo diferente de interesse para acompanhar o prazer de sentar à mesa e saborear o melhor paladar da gastronomia amarantina.
Ao longo destas cinco semanas, a gastronomia é a principal atracção num território cheio de motivos de interesse para passar bons momentos, desde a paisagem natural da imponente Serra do Marão e do rio Tâmega ao património histórico da rota do românico e ao ex-líbris do centro histórico, numa combinação perfeita de todos os sentidos.» in http://www.averdade.com/index.php?info=YTozOntzOjU6Im9wY2FvIjtzOjExOiJub3RpY2lhX2xlciI7czoxMDoiaWRfbm90aWNpYSI7czo0OiI0MzMwIjtzOjk6ImlkX3NlY2NhbyI7czoxOiIzIjt9

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover