26/10/11

Amarante - Caderneta N.4 de 20 Fotoselos Rotep, Fotoselo N.º 58, Igreja Românica de Mancelos!

Sem Título

Igreja Românica de Mancelos


Excelente fotografia, tirada pelo famoso Eng. Alvelos, com data de Março de 1961, que o meu colega e amigo, Professor Pedro Gonçalves que lecciona a disciplina de História, me ofereceu amavelmente, integrada numa coleção de 20 Fotoselos Rotep, Caderneta n.º 4 de Março, de 1961.

O Eng. Alvelos, figura que Amarante injustamente esqueceu, era um ser muito inteligente e uma excelente pessoa, que tive a honra de conhecer em miúdo e que jamais esquecerei...

Mais informações sobre a Casa de Alvelos em Freixo de Baixo, Amarante:



http://retrovisor.blogs.sapo.pt/45791.html

«José de Magalhães e Meneses de Vilas-Boas
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



José de Magalhães e Meneses de Vilas-Boas, primeiro conde de Alvelos (Barcelos, 31 de janeiro de 1805 – 24 de Outubro de 1870). Alferes de Cavalaria no Regimento de Chaves(15-3-1827), ajudante do general Manuel Gregório de Sousa Pereira de Sampaio, 1.º visconde de Santa Marta, e Coronel de Milícias de Barcelos (3-12-1821). Moço fidalgo da Casa Real e Comendador das Ordens de Cristo e da Torre e Espada.
Eleito deputado por Barcelos, fez parte dos cinco Deputados Legitimistas que se recusaram a prestar juramento nos termos do regulamento, sendo convidados após votação unânime, a abandonar a Câmara.
Foi ainda grã-cruz da Ordem de São Miguel da Ala, sociedade secreta fundada em 1848 pelos Legitimistas. Senhor das Casa e Quinta de Alvelos em Freixo de Cima, Amarante, da Casa dos Vilas Boas em Airó, Barcelos e de muitas outras propriedades.
Recebeu o título carta de 19 de Setembro de 1853, por Dom Miguel I de Portugal.» in http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_de_Magalh%C3%A3es_e_Meneses_de_Vilas-Boas


1


(Estes são da esqª para a dtª: Teresa Belmarço, Jorge Morais, Madalena Brion, Pedro Alvellos, Stella Pereira de Carvalho, ?, ?, Margarida Pereira de Carvalho, com um agradecimento muito especial a Vera Futscher Pereira, que partilhou comigo estas informações)


«Casa de Alvelos

A casa de Alvelos, grande casa nobre do século XVI, foi solar da família Magalhães e Meneses, mais tarde Condes de Alvelos e Condes de Vilas Boas. Um sisma familiar em torno das lutas liberais ditou que o filho mais novo do Conde de Alvelos, Francisco Perfeito de Magalhães e Meneses, herdasse o título e a Casa de Alvelos. Os seus descendentes venderam-na em finais do século XIX à família Costa Barros, que receberam mais tarde o título de Viscondes de Alvelos.» in http://pt.wikipedia.org/wiki/Freixo_de_Baixo

"Casa de ALVELLOS não foi vendida à família Costa Barros, mas sim ao José Pinto Rodrigues da Costa, que mais tarde foi 1º Visconde de Alvellos.", recebi esta correção da Exma. Senhora Ilda de Jesus, a quem agradeço o pertinente e amável contributo!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover