27/09/11

História - O navio mercante britânico SS Gairsoppa, afundado durante a Segunda Guerra Mundial, foi finalmente localizado, a sudoeste da costa irlandesa e a uma profundidade de 4700 metros e guarda um tesouro avaliado em 170 milhões de euros!



«Foi encontrado o maior tesouro de sempre no fundo do mar



O navio mercante britânico SS Gairsoppa, afundado durante a Segunda Guerra Mundial, foi finalmente localizado, a sudoeste da costa irlandesa e a uma profundidade de 4700 metros. Guarda um tesouro avaliado em 170 milhões de euros.

São 200 toneladas de prata que estão prestes a ser resgatadas pela empresa norte-americana de exploração aquática Odyssey Marine.
Se a operação for bem sucedida, a empresa ficará com 80 por cento do valor da carga, de acordo com o contrato firmado com o governo britânico.
O SS Gairsoppa foi abatido em 1941 por um submarino alemão e, da tripulação de 85 membros, apenas uma pessoa conseguiu sobreviver ao naufrágio.
O navio regressava ao Reino Unido, depois de uma expedição à Índia, mas por causa do mau tempo perdeu combustível, o que o levou a fazer um desvio em direção ao porto de Galway, na Irlanda, para abastecer, altura em que foi localizado e afundado pelos alemães.
O navio foi encontrado a 380 quilómetros a sudoeste da costa irlandesa, disse a empresa na segunda-feira, a partir de um submarino controlado remotamente. Guarda 7 milhões de onças de prata e existe a possibilidade de algumas peças conterem ouro.
A operação para recuperar o está agendada para a primavera de 2012.
O contrato determina que os destroços sejam cuidadosamente observados pela eventualidade de existirem restos mortais, embora o principal arqueólogo marinho a acompanhar as operações no Atlântico Norte, Neil Dobson, afirme que tal seja “altamente improvável” pela distância temporal e pela profundidade a que o navio se encontra, informa a BBC.
@Nuno de Noronha/SAPO» in 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover