13/09/11

Ciência - Gatos curam-se da SIDA, mas ficam fluorescentes... não caçam mais ratos à noite!



«Investigação torna gatos fluorescentes e resistentes ao vírus da Sida/HIV

Uma investigação conduzida por uma clínica espanhola em gatos conseguiu criar um genoma resistente ao vírus da Sida/HIV. A descoberta é fruto de experiência realizadas através da manipulação de genes em óvulos de gato onde, um deles, faz com que se tornem fluorescentes.

A descoberta, anunciada pelo diário El Mundo, teve como base uma investigação biomédica em gatos. A escolha do animal felino deveu-se ao facto de milhares de animais serem afectados todos os anos com o Vírus da Imunodeficiência Felina (VIF), semelhante aquele que mais seres humanos mata – o vírus da Sida/HIV.


As semelhanças que ambos os vírus partilham entre si serviram de ponto de partida para o eventual sucesso da investigação. Como tal, os cientistas pautaram a investigação pela introdução e alteração de genomas.


A investigação culminou na introdução de dois genes em óvulos de gato, e as conclusões revelaram o sucesso. Os gatos que nasceram a partir desses óvulos provaram ser resistentes ao VIF e, por outro lado, tornou-os fluorescentes e visíveis no escuro.


A resistência das células destes gatos ao VIF poderá constituir uma ajuda preciosa para, de acordo com a clínica, «melhorar as terapias genéticas contra a Sida/HIV» e ajudar a entender o modo de funcionamento das proteínas que lutam contra a presença do vírus no organismo.


SOL» in http://sol.sapo.pt/inicio/Vida/Interior.aspx?content_id=28342

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover