27/09/11

Aves - Um estudo das universidades Edimburgo, Glasgow e St. Andrews, na Escócia analisou filmes de pássaros da espécie Ploceus velatus (o tecelão-de-mascara-setentrional) a construírem ninhos em Botsuana, África, e concluiu que a arte de construir os ninhos não é inata, mas sim aprendida pelo pássaro ao longo da sua vida!



«A habilidade das aves para construir ninhos é aprendida e não inata

Um estudo das universidades Edimburgo, Glasgow e St. Andrews, na Escócia analisou filmes de pássaros da espécie Ploceus velatus (o tecelão-de-mascara-setentrional) a construírem ninhos em Botsuana, África, e concluiu que a arte de construir os ninhos não é inata, mas sim aprendida pelo pássaro ao longo da sua vida.


A espécie foi escolhida para o estudo porque as aves constroem vários ninhos complexos durante a mesma temporada. O especialista Patrick Walsh, da Universidade de Edimburgo, afirmou que o estudo indica que a experiência cumpre "um papel claro" no processo. "Até para os pássaros, a prática leva à perfeição", declarou.


Este estudo que foi publicado na revista científica Behavioural Processes, revela que cada pássaro varia a sua técnica de um ninho para outro e que há casos de pássaros construindo ninhos da esquerda para a direita e também no sentido inverso. Outra revelação é que, conforme ganham mais experiência, as aves derrubam com menos frequência o material que usam nas suas construções, como por exemplo pedaços de relva.


"Se os pássaros construíssem os seus ninhos de acordo com uma base genética, seria de esperar que todos os pássaros fizessem os seus ninhos sempre da mesma maneira, mas isso não acontece", disse Walsh. "Estes tecelões mostraram fortes variações na sua abordagem, revelando que há um papel claro da experiência (na construção dos ninhos)."


Fonte: http://www.bbc.co.uk»

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover