20/09/11

Ambiente e Ecologia - Insectos florestais invasores importados em materiais lenhosos, plantas, etc. representam avultados prejuízos, tal como concluíu uma equipa multidisciplinar num estudo nos EUA que cruzou dados das ciências da vida com dados económicos!




«Pragas florestais exóticas provocam prejuízos de milhões de dólares
A troca internacional de produtos e as normas de segurança inadequadas têm potenciado a importação de pragas de insectos exóticos que provocam prejuízos económicos e ambientais sem precedentes.
Insectos florestais invasores importados em materiais lenhosos, plantas, etc. representam avultados prejuízos, tal como concluíu uma equipa multidisciplinar num estudo nos EUA que cruzou dados das ciências da vida com dados económicos. Embora o trabalho se tenha centrado nas florestas norte-americanas, os autores notam que muitos outros países têm o mesmo problema com espécies exóticas.
Muito dificilmente se consegue erradicar espécies de insectos invasoras após se estabelecerem e estas provocam milhões de dólares em prejuízos nas florestas. Neste trabalho, determinou-se também os benefícios da redução da taxa de invasão, de extrema importância para a tomada de decisação na gestão florestal e na regulamentação ao nível da troca internacional de mercadorias.» in http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=42729&bl=1

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover