17/09/11

Amarante Ciclismo - Organizada pelo Sport Clube Salvadorense e pela empresa Nexplore, esta prova conta, entre outros, com o apoio da Associação Empresarial de Amarante (AEA)!



«DOURO BIKE RACE - BTT em Amarante


É já nos próximos dias 16, 17 e 18 de Setembro, em Amarante, que terá lugar a segunda edição da “Douro Bike Race” (DBR). Esta prova de bicicletas todos o terreno (BTT), inédita em Portugal, tem já confirmados mais de 700 participantes e respectivos acompanhantes oriundos de 10 países.
Organizada pelo Sport Clube Salvadorense e pela empresa Nexplore, esta prova conta, entre outros, com o apoio da Associação Empresarial de Amarante (AEA).
Novidade
A maior novidade desta segunda edição é a integração do Campeonato Regional do Porto no programa da DBR. Esta competição está aberta a todos os atletas nacionais com licença da União Ciclista Internacional (UCI), isto é, pode ser vencedor da prova todo e qualquer atleta inscrito na Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) / União Velocipédica Portuguesa (UVP).
Amarante como pano de fundo
A base da “Douro Bike Race 2011” irá ser montada no Complexo Casa do Rio, em Amarante, apesar de a partida e a chegada serem feitas no centro da cidade, no Parque do Ribeirinho, em Cepelos. No dia 16, a partida está prevista para as 11h00 e a chegada
às 17h00. Já no dia 17, e devido à dimensão do percurso, os atletas partem às 9h00 e
deverão chegar às 18h00. No dia 18, a partida será feita às 10h00 e a chegada está prevista para as 16h00.
A localização da cidade permite interagir com as três Serras de uma forma intensa, sendo, desta forma, ideal para a base do evento. A abundância de monumentos, eventos culturais e a sua riqueza gastronómica são factores aliciantes para os seus visitantes.
Níveis distintos de dificuldade
Num total de 200 quilómetros distribuídos pelos três dias da prova, com partida e chegada em Amarante, os atletas vão enfrentar as Serras que circundam a cidade, pelo que no dia 16 de Setembro irão percorrer os trilhos da Serra da Aboboreira; no dia 17 irão passar pela Serra do Alvão e no dia 18 o cenário será a Serra do Marão. Estas três serras são locais únicos em Portugal para a prática de desportos de aventura. A variedade de paisagens, fauna e flora, riqueza histórica datada da era do neolítico, as suas gentes e tradições são pontos de interesse que merecem toda a atenção.
A “Douro Bike Race 2011” engloba três níveis de dificuldade em função da preparação dos atletas. Assim, a ‘RIDE’, com a duração de um dia, terá 50 quilómetros e 1000 metros de acumulados de subidas. Já na ‘ADVENTURE’, a maratona será também de um dia, mas com 90 quilómetros e 2500 metros de acumulados de subidas. Quanto à ‘EPIC’, conhecida como a ultramaratona, decorrerá nos três dias e será distribuída pelas três Serras, com uma distância total de 200 quilómetros e 5000 metros de acumulado de subidas.
Aos participantes serão oferecidas condições de alojamento, catering, assistência médica e mecânica, assim como outros serviços que permitam desfrutar do evento ainda com mais prazer.
Atletas de prestígio na DBR
De cariz competitivo, o evento tem atraído atletas de renome nacionais e internacionais, dando-lhe uma maior exposição e impacto mediático. Entre os nomes sonantes está o de José Silva, Multi-Campeão Nacional de BTT; Luís Leão Pinto, Multi-Campeão Nacional de BTT e actual Campeão Nacional de XCM; Pedro Militão, Conceituado atleta de Cross Country; Celina Carpinteiro, Campeã Nacional de Estrada e Maratona (Vencedora da Brasil Ride 2010) e Filipa Gonçalves, Campeão Nacional de Cross Country .
Gabinete de Comunicação e Eventos
Dos nomes internacionais constam o do checo Martin Horak, duas vezes campeão da Transrockies (Canadá); do sul-africano Songo Fipazza, mentor de caridade do projecto Songo.info; do brasileiro Bob Nogueira, criador da equipa Scott Fittipaldi; da italiana Lorenza Menapace, multi-campeã de provas de longa distância mundiais; do belga Thomas Vandendaele, atleta experiente em provas de longa distância e do francês Pascal Rojas, triatleta que partilha a paixão pelas BTT's.» in 

DOURO BIKE RACE 2010 PARTE 1

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover