08/08/11

Violência - Os distúrbios que marcaram o fim-de-semana na capital britânica espalham-se agora de Norte a Sul da cidade!



«Violência espalha-se por toda a cidade de Londres


Os distúrbios que marcaram o fim-de-semana na capital britânica espalham-se agora de Norte a Sul da cidade.
As revoltas registadas na noite de sábado para domingo na zona de Tottenham, no Norte da cidade, atingiram esta noite as áreas próximas de Enfield e Walthamstow, bem como a área de Brixton, a Sul. Em todos os casos, centenas de agitadores atacaram a polícia e saquearam lojas locais, havendo já a registar 35 polícias feridos e mais de 100 pessoas detidas.
Na origem dos confrontos está a morte de Mark Duggan, o fundador de 29 anos de idade de um ‘gang' na área de Tottenham, que foi abatido pela polícia na quinta-feira passada, quando um ‘raid' das autoridades às actividades ilegais no seio das comunidades emigrantes de origem africana e do Caribe se tornou violento. Os elementos destes grupos étnicos acusam a polícia de ter motivos ‘racistas' para a morte de Duggan, estando a organizar ataques à polícia e às propriedades dos comerciantes locais. O vice-primeiro ministro britânico Nick Clegg já classificou os acontecimentos como "roubos oportunistas", que usam os acontecimentos de quinta-feira como um mero pretexto para assaltar lojas, "que não tem absolutamente nada a ver com a morte de Mark Duggan".
A ministra do Interior, Theresa May, que interrompeu as suas férias para regressar à capital britânica, encontra-se em contacto com o comissário interino da polícia de Londres Tim Godwin, de modo a analisar meios de conter a escalada de violência.
"Ontem à noite, os agentes da polícia voltaram a arriscar as suas vidas para proteger os cidadãos de Londres. Os habitantes da cidade já tornaram claro que não existem desculpas para esta violência, e apelo a todos os membros das comunidades locais para que trabalhem de modo construtivo com a polícia para ajudarem a trazer estes criminosos para a Justiça", disse May.
  • Cronologia dos acontecimentos
4 de Agosto: Mark Duggan é abatido pela polícia na área de Ferry Lane, em Tottenham, no âmbito de uma tentativa de detenção por parte de equipas conjuntas da polícia metropolitana e dos elementos da ‘Operação Tridente', a unidade que trata de crime armado nas comunidades de imigrantes do Caribe e de África.
A Comissão Independente de Queixas contra a Polícia anuncia uma investigação. Posteriormente é verificado que foi registada uma troca de tiros, tendo o rádio pessoal de um agente da ordem sido encontrado com uma bala alojada no seu interior. Uma arma de origem ilegal foi também encontrada no local da morte de Duggan.
6 de Agosto: Cerca de 300 pessoas concentram-se às 17h00 no exterior da esquadra de polícia de Tottenham, exigindo ‘Justiça' para Duggan e a sua família. A violência tem início às 20h20, quando ‘cocktails Molotov' são atirados contra dois carros-patrulha perto da esquadra, incendiando os dois. A polícia de choque e agentes a cavalo são chamados a intervir, mas são atacados por ‘cocktails', fogos de artifício e outros tipos de projécteis.
Às 22h45 de Sábado, um autocarro e várias lojas incendiadas. Durante toda a noite são relatados casos de saques a várias lojas, em particular as de roupas de marca.
7 de Agosto: Às 12h00 todos os 49 incêndios declarados estão sob controlo, tendo 26 agentes da polícia dado entrada nos hospitais locais.
Pelas 16h20, a polícia anuncia o lançamento da ‘Operação Withern', para investigar as revoltas.
Às 18h28, são registados os primeiros incidentes de destruição de montras de lojas na zona de Enfield. Ao mesmo tempo, três agentes da polícia são feridos ao tentarem intervir numa disputa violenta em Brixton, no Sul de Londres.
Pouco antes das 20h00, cerca de 100 jovens com as caras cobertas por capuzes reúnem-se em torno da esquadra de Enfield. Duas horas mais tarde mais lojas são atacadas na localidade, forçando a polícia de choque e agentes montados a patrulhar a rua. Pelas 22h30, cerca de 50 pessoas danificam propriedades na zona de Oxford Circus.
8 de Agosto: Às 00h45, é provocado um grande incêndio numa loja da Foot Locker em Brixton. Na zona de Waltham Forest outros três policiais são atropelados por um veículo quando tentavam deter salteadores que estavam a roubar uma loja local.
Às 2h20, a Scotland Yard anuncia que a polícia está a responder a actos criminosos idênticos por toda a cidade, apontando para grupos "pequenos e móveis" de saqueadores, activas nas zonas de Norte, Leste e Sul de Londres.» in 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover