18/08/11

Trabalho - O Ministério do Trabalho brasileiro encontrou trabalho escravo em várias fábricas de confecção da Zara, no Estado de São Paulo!



«Autoridades brasileiras encontram trabalho escravo em fábricas da Zara

O Ministério do Trabalho brasileiro encontrou trabalho escravo em várias fábricas de confecção da Zara, no Estado de São Paulo. A inspecção foi acompanhada pelas câmaras de uma televisão brasileira. A empresa espanhola Inditex, dona da marca  Zara, já reagiu e exige ao fornecedor brasileiro que resolva, de forma urgente,  a situação.




A questão foi divulgada pela imprensa brasileira que noticiou também  a confirmação pelo Ministério do Trabalho brasileiro da existência do caso  numa empresa subcontratada por um dos fornecedores de roupa para a marca  Zara. 
A imprensa referiu que se confirmaram "irregularidades" na unidade em  Campinas, tendo a investigação levado a 52 autos de infração contra a Zara,  um dos quais faz referência à "discriminação étnica das tribos Quechua e  Aimará que recebiam prior tratamento que os outros trabalhadores". 
Os trabalhadores, cerca de 15, estavam com "contratações ilegais, condições  degradantes e jornadas exaustivas de até 16 horas diárias". 
A Inditex respondeu de imediato ao caso e pediu ao fornecedor para resolver  a situação, incluindo através do pagamento de indemnizações aos trabalhadores,  por considerar que a prática viola o seu Código de Conduta para Fabricantes  de Unidades Externas. 
O grupo espanhol, em colaboração com as autoridades brasileiras, reforçará  ainda a revisão do sistema de produção, tanto deste fornecedor como das  restantes empresas com as quais colabora no Brasil, para garantir que o  caso não se volta a repetir. 
Atualmente, a Inditex tem no Brasil 50 fornecedores estáveis que empregam  mais de sete mil trabalhadores. 
O grupo realiza anualmente mais de mil auditorias a fornecedores em  todo o mundo, para garantir o cumprimento do Código de Conduta. 
Com Lusa» in http://sicnoticias.sapo.pt/economia/article731340.ece
---------------------------------------------------------------------------------------
O Projeto Humano não tem mesmo muito futuro... agora que o Brasil está em forte crescimento, há sempre alguém a explorar alguém... mas escravatura!!! Já comprei na Zara, desculpem... mas não compro mais! Lula da Silva e a Dona Dilma não falam... esquerda esquisita... será que Cuba e a Venezuela os contagiaram...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover