22/08/11

Política Internacional - Principais datas do regime de Muammar Kadhafi!



«Principais datas do regime de Muammar Kadhafi

Cronologia dos principais acontecimentos na Líbia desde 1969, quando Muammar Kadhafi chegou ao poder.


- 01 de setembro 1969: Movimento de oficiais dirigido por Muammar Kadhafi  depõe o rei Idris e instala um Conselho de Comando da Revolução.   
- setembro 1976: Surge o "Livro Verde" de Kadhafi que rejeita tanto  o marxismo como o capitalismo.
- março 1977: Nascimento da "Jamahiriya" (Estado ou República de massas)  Árabe Popular da Líbia. Instauração do Congresso Nacional do Povo, dos comités  populares e dos comités revolucionários.      
- 08 maio 1984: Tiroteio de opositores contra o quartel de Aziziya em  Tripoli, reivindicado pela Frente Nacional de Salvação da Líbia. 
- 08 janeiro 1986: Washington põe fim às relações económicas com a Líbia  e apela ao mundo para tratar Kadhafi como um "pária", acusando-o de envolvimento  nos atentados de Roma e Viena em dezembro de 1985. 
- 15 abril: Ataque aéreo norte-americano a residências de Kadhafi em  Tripoli e Benghazi (44 mortos, incluindo uma filha adotiva de Kadhafi),  em represália a um atentado em Berlim-Ocidental.                
- 14 nov 1991: Dois líbios são acusados de participação no atentado  contra um avião da Pan Am que sobrevoava Lockerbie (na Escócia) em dezembro  de 1988 (morreram 270 pessoas). Em 2001 Abdelbaset Ali al-Megrahi foi condenado  a prisão perpétua pelo atentado, mas seria libertado em 2009 pela Escócia  por motivos de saúde.              
- 31 de março 1992: Embargo aéreo e militar da ONU, seguido de sanções  económicas. As últimas sanções serão levantadas em 2003 após um acordo com  as famílias das vítimas do atentado de Lockerbie.    
- 1995: expulsão de mais de 300 mil estrangeiros "em situação irregular".  Tripoli tinha repatriado, em 1985, 30 mil trabalhadores tunisinos o que  levou ao corte de relações diplomáticas entre os dois países até 1987. 
- 10 de março 1999: A justiça francesa condena a prisão perpétua, à  revelia, seis agentes líbios acusados de serem os autores de um atentado  contra um DC-10 francês no Níger (170 mortos em 1989). 
- 19 dezembro 2003: Tripoli anuncia renunciar ao desenvolvimento de  armas de destruição maciça.                  
- 09 de janeiro 2004: Acordo para indemnizar famílias das vítimas do  DC-10 francês. 
- 2005: várias grandes companhias petrolíferas, nomeadamente norte-americanas,  retomam as suas operações na Líbia, interrompidas em 1986. 
- 15 maio 2006: restabelecimento de relações diplomáticas completas  com Washington. Retirada da Líbia da lista norte-americana dos estados que  apoiam o terrorismo.  
- 05 de setembro 2008: visita a Tripoli de Condoleezza Rice, a primeira  de um chefe da diplomacia dos Estados Unidos em 55 anos.               
- 02 de fevereiro 2009: Kadhafi assume a chefia da União Africana por  um ano. 
- 10 de junho: visita do líder líbio a Itália após a assinatura de um  tratado que põe fim ao contencioso colonial. 
- Fevereiro 2011: movimento de protesto contra o regime de Kadhafi.  Os primeiros confrontos são registados em 16 de fevereiro na cidade de Benghazi.  Uma semana depois do início da contestação, Muammar Kadhafi fala à nação  pela primeira vez, garantindo na altura que ia permanecer na Líbia como  "chefe da revolução", combater os manifestantes e que estava disposto a  "morrer na Líbia como um mártir". No dia 27 de fevereiro é criado o Conselho  Nacional de Transição (CNT), o órgão político do movimento de rebelião contra  o regime de Tripoli. 
- março: o Conselho de Segurança da ONU aprova, a 17 de março, a resolução  1973 que estabelece uma zona de exclusão aérea na Líbia e autoriza a realização  de ataques aéreos contra o território líbio. 
- agosto: Após quase sete meses de intensos confrontos entre as forças  do movimento de rebelião e o exército fiel a Kadhafi, marcados por inúmeros  recuos e avanços, os rebeldes entram em Tripoli, o principal bastião do  regime, e assumem o controlo de grande parte da cidade, à exceção de Bab  al Aziziya, onde está situado o quartel-general do líder líbio. 
Lusa» in 
http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2011/08/22/principais-datas-do-regime-de-muammar-kadhafi
------------------------------------------------------------------------------------------------
O "Engenheiro" Sócrates deve estar muito triste com o declínio deste ditador, pois, embora socialista, era muito amigos deste ditadores implacáveis com os Direitos do Homem...

(La définition de la démocratie selon Kadhafi...)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover