26/08/11

Ciência - Físicos tentam encontrar o infinito... a "Partícula de Deus"!

O acelerador pretende reproduzir fugazmente o «Físicos têm dificuldade em encontrar a 'Partícula de Deus'

LHC teve primeiros resultados promissores sobre Bóson de Higgs

2011-08-23

O acelerador pretende reproduzir fugazmente o "Big Bang".
Um grupo de cientistas internacionais, que tenta identificar o Bóson de Higgs – também conhecido como a partícula de Deus –, o maior enigma da física moderna, indicou que a evidência da existência desta partícula que supostamente concede massa aos objectos, está cada vez mais difícil de encontrar.

O físico Howard Gordon, vice-director do programa de operações norte-americano Experimento ATLAS, referiu não existe qualquer evidência na região de baixa massa, “onde é provável que esteja”.

O Experimento ATLAS é um dos cinco detectores de partículas (junto a ALICE, CMS, TOTEM e LHCb) no Grande Colisador de Hadrões (LHC), o novo acelerador de partículas do Conselho Europeu para a Investigação Nuclear (CERN), na Suíça.

Em Julho passado, os físicos anunciaram em conferência de imprensa europeia que uma das experiências do LHC teve resultados promissores sobre a presença do Bóson de Higgs, com conclusões esperadas para o final de 2012. Caso exista, o Bóson de Higgs, descrito como a "partícula de Deus" por ser um mistério e, ao mesmo tempo, uma potente força da natureza, representa a última peça do Modelo Padrão da Física.

No entanto, os físicos não estão dispostos a descartar a possibilidade de que exista, e o acelerador de partículas ainda deve examinar uma grande quantidade de dados na frequência baixa do espectro.

O acelerador pretende reproduzir fugazmente o "Big Bang". O LHC, situado perto de Genebra, Suíça, foi criado para fazer a aceleração dos protões quase à velocidade da luz e depois destruí-los em laboratórios onde os detectores registaram os restos subatómicos.

O processo alcança temperaturas 100 mil vezes mais altas que as do Sol, emulando fugazmente as condições que prevaleceram nas fracções de segundo que sucederam o "Big Bang", que criou o Universo há 13,7 mil milhões de anos.» in 
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=50584&op=all
---------------------------------------------------------------------------------------
Este é o verdadeiro confronto humano: como somos racionais tentamos manipular a matéria e transformar o real, como se fossemos pequenos Deuses... até quando os Deuses nos vão deixar brincar aos laboratórios... a procura material, tem relegado para segundo nível a espiritual e isso, definitivamente, não nos está a transformar em seres melhores...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover