27/07/11

Amarante: Concerto de um dos mais conceituados organistas mundiais assinalou primeiro aniversário do órgão de Tubos da Igreja de S. Gonçalo!



«Amarante: Concerto de um dos mais conceituados organistas mundiais assinalou primeiro aniversário do órgão de Tubos da Igreja de S. Gonçalo



O organista Pieter Van Dijk e a Cappella Musical Cupertino de Miranda protagonizaram, na noite de sábado, um magnífico concerto integrado no Festival Internacional de Polifonia Portuguesa.

 A igreja de S. Gonçalo, em Amarante, encheu-se, na noite de sábado, para ouvir um concerto magnífico do seu Orgão de Tubos interpretado por Pieter Van Dijk, um dos mais conceituados organistas mundiais.

O concerto, integrado na primeira edição do Festival Internacional de Polifonia Portuguesa, contou ainda com a participação da Cappella Musical Cupertino de Miranda composto por um esplêndido conjunto de vozes, que entoaram algumas composições de três dos mais ilustres representantes de um dos períodos áureos da polifonia portuguesa do século XVI e XVII.

Um ano após a inauguração do restauro do Orgão de Tubos da Igreja de S. Gonçalo a interpretação do organista Pieter Van Dijk , professor e mestre-capela em Hacner, fez entoar todo o esplendor deste instrumento musical.

“Por tudo isto, esperamos contribuir para manter, e mesmo fortalecer, Amarante nos roteiros culturais, nomeadamente de música e arte sacra”, proferiu, numa pequena intervenção inicial, o pároco de S. Gonçalo, Pe. José Manuel Ferreira, anunciando que mais um órgão de tubos será restaurado na igreja de S. Domingos.

Numa noite em que se assinalou o primeiro aniversário do restauro do Orgão de Tubos da igreja de S. Gonçalo, o Pe. José Manuel evidenciou o seu profundo contentamento pela utilização regular daquele instrumento musical.

“Este órgão de tubos, que tem servido de suporte ao Coro da Paróquia de S. Gonçalo, embelezando as suas celebrações comunitárias, desafia a fazer mais e melhor. Serve, ainda, de mote à Escola de Música Sacra de Amarante, que está a concluir o primeiro ano de formação de agentes pastorais no plano musical para a região”, revelou.

A igreja de S. Gonçalo e o seu renovado Orgão de Tubos foi um dos locais escolhidos para integrar o programa do primeiro Festival Internacional de Polifonia Portuguesa entre a Catedral de Braga, a Igreja da Misericórdia em Ponte de Lima, a Igreja do Mosteiro de Tibães, a Igreja do Bom Jesus, em Braga, a Igreja do Mosteiro de Landim e a Igreja de San Martín, em Santiago de Compostela.» in 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover