12/06/11

Religião - A Diocese do Funchal assinala o início das celebrações dos seus 500 anos, hoje, com a celebração às 15h30, na Sé do Funchal, de uma eucaristia presidida por monsenhor Rino Passigato, núncio apostólico em Portugal!

«Diocese do Funchal celebra 500 anos


A Diocese do Funchal assinala o início das celebrações dos seus 500 anos na próximo domingo, dia 12, com a celebração às 15h30, na Sé do Funchal, de uma eucaristia presidida por monsenhor Rino Passigato, núncio apostólico em Portugal.

Esta visita de dois dias do diplomata do Vaticano a Portugal marca o arranque de um programa de comemorações de dois anos, que só terminará em 2014, no 500.º aniversário da Diocese.

A Diocese do Funchal foi criada pelo Papa Leão X, a pedido de D. Manuel I, Rei de Portugal, no dia 12 de Junho de 1514, pela bula "Pro excellenti praeeminentia". O primeiro bispo foi D. Diogo Pinheiro, membro da Ordem de Cristo, vigário de Tomar.
O crescimento do império português registado na época fez multiplicar os missionários que acompanhavam os descobridores portugueses e desenvolviam a acção evangelizadora. Ora, o «prometedor florescimento da fé» nessas novas terras e a necessidade de que «a acção da igreja se tornasse mais eficaz», levou a que fosse criada uma nova organização eclesiástica, segundo pode ler-se num texto da Diocese do Funchal, recentemente publicado sobre a "Memória Histórica da Criação da Diocese do Funchal".
El-Rei D. João III verificou o problema e, para resolvê-lo, pediu ao papa Clemente VII que criasse as dioceses de S. Miguel, nos Açores, de S. Tiago de Cabo Verde, de S. Tomé e de Santa Maria, em Goa; e que elevasse a metropolitana e a primaz a catedral do Funchal, dando-lhe, como província, as quatro novas dioceses e toda a costa de África, que entesta com a diocese de Safi, o Brasil e todas as terras descobertas e por descobrir. E apresentou a Clemente VII para arcebispo da nova arquidiocese, D. Manuel de Portugal, embaixador junto do Vaticano.O papa atendeu ao desejo do Rei de Portugal e assim nasceu a maior diocese do mundo. Como se pode ler na "Memória Histórica da Criação da Diocese do Funchal", «no dia 31 de Janeiro de 1533, o papa elevou o bispado do Funchal a arcebispado e deu-lhe, como território, o mais vasto dado até hoje a uma diocese».
Alberto Pita» in http://noticias.sapo.pt/infolocal/artigo/1159474.html

2 comentários:

  1. Helder,
    fico felicíssimo por re-ver a fotografia da magnífica Sé do Funchal, que é num lugar aprazabillíssimo, como aprazabilíssimo é todo o clima da Madeira, e mais ainda rejubilo por saber o Amigo orgulhoso, mau grado todas as nossas indignidades, do Portugal Cristão!
    Abraço-o Amigo!
    Ochoa

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que gostou, Amigo, Poeta, Ângelo Ochôa!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover