25/06/11

Desporto Futebol - Tomislav Ivic morreu aos 77 anos, um Homem que teve muitos êxitos, como Treinador do F.C. do Porto!




«Tomislav Ivic morreu aos 77 anos



A carreira de Ivic como treinador começou em 1967, no RNK Split, e terminou em 2004 ao serviço do Al Ittihad, da Arábia Saudita.
O antigo treinador do Benfica e do FC Porto Tomislav Ivic morreu hoje, com 77 anos, na Croácia, na sequência de complicações renais, soube a agência Lusa através de fonte próxima do técnico.
Ivic morreu cerca das 16:00 de Lisboa e, segundo a mesma fonte, encontrava-se doente «já há algum tempo», com «problemas de natureza cardíaca», razão pela qual este desfecho «não apanhou de surpresa» familiares e amigos.
Tomislav Ivic alcançou um registo histórico ao serviço do FC Porto ao conquistar quatro títulos na mesma época, em 1987/88 (campeonato, Taça de Portugal, Supertaça europeia e Taça Intercontinental), proeza repetida esta época por André Villas-Boas (Supertaça portuguesa, Liga, Taça de Portugal e Liga Europa).
Figura polémica, quer pelo feitio extrovertido e exuberante, pelo desassombro com que expressava as opiniões ou pelos invulgares métodos de trabalho, Ivic tinha no currículo oito títulos nacionais em seis países diferentes: na antiga Jugoslávia, com o Hadjuk Split (três), na Holanda, com o Ajax, na Bélgica, com o Anderlecht, na Grécia, com o Panathinaikos, em França, com o Olympique Marselha, e em Portugal, com o FC Porto.
A estes títulos nacionais soma uma Taça do Rei de Espanha, conquistada ao serviço do Atlético de Madrid.» in 

«PINTO DA COSTA: “TOMISLAV IVIC FICARÁ PARA SEMPRE NA HISTÓRIA”

Tomislav Ivic faleceu aos 77 anos. O treinador que conquistou o primeiro póquer da história do FC Porto, ao vencer em 1987/88 Campeonato Nacional, Taça de Portugal, Supertaça Europeia e Taça Intercontinental, ficará para sempre na história.

Jorge Nuno Pinto da Costa não esquece o homem e o amigo e deixa uma mensagem em memória do técnico croata, um trota-mundos que no FC Porto conquistou os maiores êxitos de uma carreira ímpar.

“Com o desaparecimento de um grande homem lamento a perda de um grande amigo. Recordo as suas vitórias, que ficarão para sempre na história do FC Porto e do futebol português”.» in 
http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futdectomislavivic_250611_62474.asp

Pinto da Costa e Tomislav Ivic - (1993)

FC Porto 1-0 Ajax - Supertaça Europeia Final - (1987)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover