18/05/11

Música Reggae - "Bob Marley morreu há precisamente 30 anos!"

«Bob Marley morreu há precisamente 30 anos.


Bob Marley morreu há precisamente 30 anos.

Aquele que é considerado, quase por unanimidade, o expoente mais alto do reggae tinha apenas 36 anos de idade quando faleceu, vítima de cancro (provocado por uma lesão no pé), a 11 de Maio de 1981.

Contudo, três décadas após a sua morte, o também conhecido por «rei do reggae» continua a ser recordado um pouco por todo o mundo, sendo uma constante fonte de inspiração para dezenas de novos artistas. Pequenos ou graúdos, não há quem não saiba cantar temas como No Woman No Cry, Could You Be Loved ou I Shot The Sheriff– alguns dos mais emblemáticos do músico, politicamente comprometidos e de forte cariz social, que hoje fazem parte de um repertório colectivo da música internacional.

O Legado de Bob Marley

Um dos mais conhecidos rostos do movimento espiritual Rastafari, defensor de uma mensagem de paz, liberdade e emancipação, denunciador da pobreza, da repressão e da realidade social da Jamaica, deixou-nos, em vida, 14 álbuns – 12 de estúdio e dois ao vivo -, bem como um legado no reggae que permanece sólido até hoje, com mais de 200 milhões de discos vendidos.

“Legend”, lançado originalmente em 1984, continua a ser o álbum mais vendido da história do reggae. Já “Exodus” (1977) foi eleito pela revista “Time” como um dos melhores álbuns do século XX.

Mas nem só de álbuns é feito o legado de Marley. Com 11 filhos legítimos e mais uns três a usar o seu apelido (embora não reconhecidos pela família), seria de esperar que algum iria fazer carreira na música. Não foi um, foram vários.

David ‘Ziggy’ Marley, actualmente com 42 anos, canta como o pai e passa mensagens de paz através das letras das suas músicas. Tem um extenso repertório que vem desde 1985 e já ganhou cinco Grammy Awards. É activista e líder de uma ONG.

Damian ‘Jr. Gong’ Marley, de 33 anos, é o filho mais novo de Bob. Já ganhou três Grammys e passou por Portugal no mês passado, para um concerto no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, ao lado de Nas.

Stephen, 38 anos, faz parte da banda do irmão mais velho, Ziggy, e foi produtor dos três álbuns a solo de Damian. Da banda – os Melody Makers – fazem também parte Cedella e Sharon, duas das filhas de Bob.

Julian Marley, 36 anos, também é músico. Tem três álbuns editados. Ky-Mani andou uns tempos dividido entre o futebol e a música, acabando por se render à arte. O seu som, para além de reggae, tem base no hip-hop e sons mais urbanos.

Trinta anos depois...

Durante este mês, Bob Marley será homenageado um pouco por todo o mundo, com concertos, lançamentos de álbuns e iniciativas diversas.

Em Portugal, será recordado com dois concertos de tributo, a cargo dos norte-americanos Groundation, a decorrerem no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e no Teatro Sá da Bandeira, no Porto, nos dias 13 e 14, respectivamente. (Ganha bilhetes para o concerto do Porto aqui)

Ao longo da semana será também lembrado pelo seu filho Ziggy, por Chris Cornell, Jennifer Hudson, Jakob Dylan e Lenny Kravitz, que vão participar na homenagem ao músico levada a cabo no programa de televisão de Jimmy Fallon, na NBC. No programa, eles farão as suas próprias versões das músicas de Bob.

Também o músico da Costa do Marfim Alpha Blondy fes questão de assinalar os 30 anos da morte de Marley, com a edição de um novo álbum, intitulado “Vision”, em apresentação na Casa da Música, no Porto, a 19 de Julho. Nas suas palavras, em entrevista à France Press, Bob Marley  é “uma referência para todos os músicos do reggae”, tinha uma “voz maravilhosa, boas melodias e temas que ainda hoje são actuais, trinta anos depois da sua morte”. “Não  há ninguém que tenha intenção de suplantar Bob Marley”, garantiu.

Uma vida

Nascido no dia 6 de Fevereiro de 1945 no seio de uma família humilde, em Rhoden Hall, perto de Nune Mile, na Jamaica, Bob Marley iniciou o seu percurso no mundo da música em 1962, com a gravação dos singles One Cup of Cofee e Judge Not, sob o pseudónimo Bobby Martell.

Um ano mais tarde, criou os The Teenagers – que mudariam, posteriormente, o seu nome para The Wailers -, juntamente com vários amigos, entre os quais Bunny Wailer e Peter Tosh.

No entanto, a ascensão de Bob Marley só começaria em 1972 (até então, tinha gravado quatro álbuns), com a edição do álbum “Catch a Fire”. As vendas do álbum, não sendo suficientes para transformar Marley numa estrela instantânea, chamaram a atenção dos críticos.

“Burnin” (1973) viria suceder “Catch a Fire” e seria responsável pelos grandes êxitos, ainda hoje ouvidos, Get Up, Stand Up e I Shot the Sheriff.

Em 1974, pouco tempo depois de Bob Marley & The Wailers perderem Tosh e Bunny, chegaria ao mercado discográfico “Natty Dread”, responsável pelo sucesso No Woman No Cry, que rapidamente alcançou a aclamação internacional. Seguiu-se, em 1976, “Rastaman Vibration”, que passou quatro semanas consecutivas no Top 100 da Billboard.

Radicado nos EUA após ter sido baleado em Kingston, Marley lançou, “Exodus” (1977), “Kaya” (1978) e “Survival” (1979). O seu último disco em vida seria “Uprising”, lançado em 1980.

Após a sua morte, não faltaram colectâneas e, inclusive, um disco póstumo, “Confrontation”, de 1983.

Citações de Bob Marley
"Não ganhe o mundo e perca a sua alma; sabedoria é melhor que prata e ouro", in Zion Train
"Dinheiro não pode comprar a vida", últimas palavras, a 11 de Maio de 1981
"Enquanto a cor da pele dos homens valer mais do que o brilho dos seus olhos,  haverá sempre guerra", in War
"Até que a filosofia, que mantém uma raça superior e outra inferior, esteja finalmente e permanentemente desacreditada e abandonada, haverá guerra em todo lado", in War
"Amor: quatro letras, duas vogais, duas consoantes e dois idiotas"
"Às vezes, investimos pequenos sonhos em grandes pessoas. Mas, no final, descobrimos que grandes eram os sonhos e que pequenas eram as pessoas"
"Difícil não é lutar por aquilo que se quer, é sim desistir daquilo que mais se ama. Eu desisti. Mas não se pense que foi por não ter coragem de lutar, foi sim por não ter mais condições de sofrer"
"Eu gosto do impossível, tenho medo do provável. Rio-me do ridículo e choro porque tenho vontade, mas nem sempre tenho motivo. Tenho um sorriso confiante que, às vezes, não demonstra a insegurança por trás dele. Sou inconstante e talvez imprevisível. Não gosto de rotina. Amo, de verdade, aqueles a quem digo isso e irrito-me, de forma inexplicável, quando não têm fé nas minhas palavras. Nem sempre coloco em prática aquilo que julgo certo. São poucas as pessoas para quem me explico"
"Existem pessoas que amam o poder. E existem pessoas que têm o poder de amar"
"É melhor atirarmo-nos à luta em busca de dias melhores, mesmo correndo o risco de perder tudo, do que permanecermos estáticos, como os pobres de espírito, que não lutam, mas também não vencem, que não conhecem a dor da derrota, nem a glória de ressurgur dos escombros. Esses pobres de espírito, no final da sua jornada na Terra, não agradecem a Deus por terem vivido, mas desculpam-se perante Ele, por terem apenas passado pela vida"
"Felizes são os loucos, que vivem pouco, mas vivem como querem"
"Considero-me um revolucionário que não tem a ajuda de ninguém e não aceita subornos de ninguém, lutando apenas com a música"
"Chamam-me estúpido porque fumo marijuana, mas chamam génio ao inventor da bomba atómica"
"Eu não deixo de ser louco, porque vivo num mundo que não merece a minha lucidez"
"Não ligo quando me olham de cabeça aos pés... Porque nunca farão minha cabeça e nunca chegarão aos meus pés"
"Não vivas para que a tua presença seja notada, mas sim para que a tua falta seja sentida"
"O reggae não é para se ouvir, é para se sentir. Quem não o sente, não o conhece"
"Os ventos que, às vezes, tiram algo que amamos, são os mesmos que nos trazem algo que aprendemos a amar. Por issõ, não devemos chorar pelo que nos foi tirado, e sim aprender a amar o que nos foi dado, pois tudo aquilo que é, realmente, nosso, nunca se vai para sempre"
"Para quê levar a vida tão a sério, se ela é apenas uma alucinante aventura da qual nunca saíremos vivos?"
"Por que bebes e diriges, se podes fumar e voar?"
"Preocupa-te mais com a tua consciência do que com a tua reputação. Porque a tua consciência é o que tu és, e a tua reputação é o que os outros pensam que tu és. E, o que os outros pensam, é problema deles"
"Quando a gente pensa que sabe todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas"
"Se as pessoas foram feitas para serem amadas e as coisas para serem usadas, então por que amamos as coisas e usamos as pessoas?"
"Todos se riem de mim, porque sou diferente. Eu rio-me deles, porque são todos iguais"

Bob Marley - "Get Up, Stand Up" - (Live At The Rainbow London Theatre) - (6-2-1977)

Bob Marley - "Stir it Up"


Bob Marley - "Redemption Song"


Bob Marley - "Like a Rolling Stone"


Bob Marley - "Butterfly"


Bob Marley - "Redemption Song" - (Live In Dortmund, Germany)


Bob Marley - "No Woman no Cry" - (1979)


Bob Marley - "One Love" - (Spanish subtitles)


Bob Marley - "Waiting in Vain" - (Vídeo)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover