18/05/11

Liga Europa: F.C. do Porto 1 vs S.C. de Braga 0 - Dragões vencem Liga Europa, contra os Bravos Guerreiros do Minho!


«A Liga Europa é do FC Porto


Oito anos depois, os Dragões voltam a conquistar a Liga Europa.
Em 2003, no ambiente quente de Sevilha, José Mourinho conquistava a primeira Taça UEFA (agora denominada Liga Europa) para o FC Porto ao bater o Celtic de Glasgow por 3-2. A 18 de Maio de 2011, André Villas-Boas volta a levar o troféu mais pesado da UEFA para a cidade do Porto ao vencer o compatriota Sporting de Braga por 1-0.
André Villas-Boas sucede então a José Mourinho, este que foi um dos seus mestres, e oferece mais um título para os Dragões.
Um ano em grande para o Dragão que, depois de ter conquistado a Supertaça, o campeonato português sem derrotas e reservado um lugar no Jamor na Final da Taça de Portugal, deixou, esta quarta-feira, a sua marca de fogo na Arena de Dublin, na Irlanda, demonstrando que pode enfrentar qualquer batalha proposta.
Foi necessário apenas um golo para levantar o tão ansiado troféu, cobiçado pelos Dragões desde o início de temporada, graças ao talento de dois colombianos: o assistente Guarín e o goleador Falcao.
No entanto, uma final europeia, mesmo tratando-se da segunda prova de clubes da UEFA, merecia um jogo melhor.
Quanto ao desagio, assistiu-se a uma primeira parte encarada com muita cautela por parte das duas equipas portuguesas que hoje fizeram história na primeira final de uma competição europeia completamente lusa.
O Sporting de Braga e o FC Porto passaram os primeiros minutos a estudarem-se mutuamente, com a equipa minhota, que jogava pela primeira vez na final de uma competição europeia, a assumir uma postura mais defensivas, para depois apostar no contra-golpe. A equipa da cidade do Porto quis assumir o jogo mas sem encontrar espaço suficiente.
O único golo apontado teve a autoria do melhor marcador desta prova, o colombiano Falcao, que assim apontou o seu 17º golo. O médio Guarín fez um cruzamento longo para o coração da área bracarense e “El Tigre”, como do costume, cabeceou fora do alcance do guardião dos minhotos, fazendo mexer o marcador na Arena de Dublin.
A segunda parte começou com a melhor oportunidade para o Sporting de Braga, com Mossoró, completamente isolado perante Helton, a chutar rasteiro mas o guardião brasileiro do FC Porto mostrou-se atento com uma grande defesa.
Até ao apito final, os cerca de 45 mil espectadores não assistiram a mais golos na Arena de Dublin mas viram a equipa azul e branca erguer o troféu da Liga Europa, sucedendo aos espanhóis do Atlético de Madrid.
Sporting de Braga despede-se do seu percurso europeu pela porta gigante, depois de uma boa prestação na Liga dos Camopões e uma força notável de querer e acreditar nesta Liga Europa. Quem também diz adeus ao Sporting de Braga é o técnico Domingos Paciência que está de malas feitas para Lisboa para vestir a camisola do Sporting.
Sporting de Braga segue para as merecidas férias enquanto o FC Porto enfrenta, no próximo domingo, a sua última batalha ante o Vitória de Guimarães na final da Taça de Portugal.»


«E A TAÇA VOLTA A SER NOSSA

Esta equipa do FC Porto apaixonou-se em Agosto pela bola e durante toda a época foi sendo correspondido com exibições e resultados memoráveis. O FC Porto conquistou a Liga Europa, ao bater o Sporting de Braga na final de Dublin, cidade que assim entra para a galeria das vitórias históricas. Oito anos depois o segundo troféu da UEFA volta ao Dragão.

E vão sete troféus internacionais, o quarto este século, façanha que só o Milan, com cinco, supera, ficando o FC Porto a dividir o segundo lugar com Liverpool e Barcelona. André Villas-Boas, aos 33 anos, tornou-se o mais jovem técnico a conquistar uma competição europeia, ele que é sócio dede os dois anos de idade. Isto diz muito da força em que se transformou o FC Porto, empurrado por milhões de fiéis adeptos, milhares deles presentes em Dublin. De fazer pele de galinha os cânticos de incentivo à equipa.

O jogo foi, como se esperava, fechado, com o Braga a optar por uma estratégia de contra-ataque, com uma equipa muito curta, cabendo ao FC Porto assumir as despesas do jogo. E com paciência e muita circulação de bola os Dragões controlaram desde o início o jogo, mas raramente conseguiram ultrapassar a muralha defensiva dos minhotos. Até que, aos 44 minutos, Guarín roubou uma bola no meio campo, ganhou alguns metros, fez um compasso de espera e cruzou na perfeição para a cabeçada colocada de Falcao, sem hipóteses para Arrtur Morais.

Como que por encanto o estádio tornou-se numa imensa festa, com os adeptos do FC Porto, em maioria, a entoarem o “venceremos, venceremos”.

O FC Porto chegava à vantagem em cima do intervalo e logo no primeiro minuto foi Helton a conseguir uma excepcional defesa, quando Mossóro surgiu isolado, mas não conseguiu bater o guarda-redes aniversariante – completou hoje 33 anos.

A segunda parte foi mais aberta, com o Braga mais subido à procura do empate, enquanto o FC Porto guardava a vantagem e ameaçava em contra-ataques a que faltou quase sempre definição no último passe.

A verdade é que o Braga, além do tal lance de Mossóro, também não dispôs de mais situações de perigo e os últimos minutos foram passados com os Dragões à espera que o jgo terminasse, para começar a festa. Falcão foi eleito “man of the match” (homem do jogo) e em Agosto o FC Porto disputará a Supertaça Europeia com o Barcelona ou o Manchester United. E lá haverá melhor forma de começar a época?

Uma palavra para o desportivismo de todos os adeptos. Quando os jogadores do Braga subiram as bancadas para receber as medalhas de consolação todo o estádio aplaudiu, com destaque para os Dragões, num sinal de respeito pelo adversário.

O grande final foi a entrega da Taça, com o estádio a fervilhar de flashs por todas as bancadas e Helton e Falcao a erguerem um troféu que enche de orgulho todos os portistas.

Ficha de Jogo

FC Porto – SC Braga, 1-0
UEFA Europa League, final
18 de Maio de 2011
Arena de Dublin

Assistência: 45.391 espectadores.
Árbitro: Carlos Velasco Carballo (Espanha).
Assistentes: Roberto Alonso Fernández e Jesús Calvo Guadamuro.
Assistentes adicionais: Carlos Clos Gomez e Antonio Rubinos Pérez.
Quartro árbitro: David Fernández Borbalán.

FC PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Otamendi, Álvaro Pereira; Fernando, Guarín, João Moutinho; Hulk, Falcao e Varela.
Substituições: Guarín por Belluschi 73m, Varela por James Rodriguez 79m
Não utilizados: Beto, Maicon, Souza, James Rodriguez, Rúben Micael, Belluschi e Walter.
Treinador: André Villas-Boas

SC BRAGA: Artur Morais, Miguel Garcia, Paulão, Rodriguez, Sílvio; Vandinho, Custódio, Hugo Viana; Alan, Paulo César e Lima.
Substituições: Rodriguez por Kaká, aos 46m; Hugo Viana por Mossóró, aos 46m; Lima por Meyong 66m.
Não utilizados: Cristiano, Hélder Barbosa, Elderson e Leandro Salino.
Treinador: Domingos Paciência
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Falcao 44m
Disciplina: Hugo Viana 24m , Sílvio 29m, Sapunaru 49m, Miguel Garcia 55m, Mossóro 59m, Kaká 80m, Helton 90m, Rolando 90+3m.
» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futcrofcpbragaligaeuropa_180511_61787.asp

«QUINZE QUILOS DE PRATA E MÁRMORE

O simples exercício de levantamento é, só por si, delicado, exigindo bíceps tonificados, aquecimento prévio e uma réstia de energia. O troféu da UEFA Europa League, que os Dragões ergueram a 21 de Maio de 2003, em Sevilha, sob outra designação, não tem pegas e é o mais pesado entre todos os que a UEFA atribui.

Com 15 quilos de peso, 65 centímetros de altura, 33 de largura e 23 de profundidade, a taça da UEFA Europa League exigirá disponibilidade física ao capitão da equipa vencedora da final de Dublin no momento da entrega do troféu e, mais difícil ainda, no instante em que lhe for exigido que o erga acima da cabeça, exibindo-o aos adeptos.

A taça, desenhada e esculpida pela marca italiana Bertoni, é composta por uma base de dois discos de mármore, entre os quais se distingue uma tira de pequenas bandeiras dos países cujas federações integram a UEFA. Um pouco mais acima surge um grupo de jogadores, estilizados e esculpidos, que transmite a sensação de segurar o módulo superior: uma taça octogonal de prata com relevos executados à mão e adornada pelo emblema da UEFA.» in 
http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futeuropaleaguetrofeu_180511_61771.asp

FC Porto 1-0 SC Braga - Dragões vencem Liga Europa!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover