17/05/11

Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto - A Morte da Dona Aurora, foi uma Estrela que se apagou na paisagem humana da Escola!

DSCF7294
«Em memória de uma Senhora muito Especial, a Dona Aurora!

Morreu uma pessoa muito boa e um ser humano especial no Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, mais concretamente, na Escola EB23/S de Celorico de Basto, a Dona Aurora, Funcionária exemplar desta Escola.
Há quem pense que no mundo actual, em que tudo se mede, tudo é número, tudo é medir, o valor da pessoa, do ser humano, é quantificável e pode ser medido objectivamente; eu continuo a pensar, que o mais importante não é avaliado… a avaliação do sorriso da Dona Aurora é incomensurável… tinha sempre um sorriso, uma palavra amiga, uma brincadeira, para nos animar, além de ser uma profissional exemplar!
A Escola ficou muito mais pobre, sem esta Pessoa no seu seio, a Comunidade Escolar ficou órfã de uma pessoa muito boa… uma perda irreparável!
Não concordo com esta avaliação inter-pares que matou o clima saudável das Escolas… não concordo com a actual política de recrutamento de auxiliares de acção educativa, em centros de emprego, pelo período de um mês, com a entrada e saída de funcionários que não conseguem captar a essência, o pulsar, a Alma de uma Escola!
A minha Esposa, a Cristina, falava desta Senhora, a Dona Aurora, com muita simpatia e consideração, realçando a sua boa disposição e capacidade de tornar as nossas horas mais alegres... só seres especiais se entregam assim, ao bem estar comum!
Com a Morte da Dona Aurora, desaparece uma pessoa que jamais esquecerei e uma parte da Escola que eu já conheci, uma escola humanizada e humanista, em contraponto com uma escola de controlo e de contabilidade de pessoas… os afectos e as mais valias do relacionamento pessoal, definitivamente, não são mensuráveis!
Como reflexão final, que nunca nos esqueçamos que, quando andamos a correr angustiados e emaranhados em burocracias muitas vezes inúteis e redundantes, há pessoas que têm a capacidade de nos oferecerem um simples sorriso que nos acalma e nos interpela; era dessa ordem de grandeza, o sorriso da Dona Aurora!
Que Deus guarde a Dona Aurora no lugar mais alto a que os Humanos possam aspirar, no Seu Reino Eterno e Universal!»

Helder Barros, 17/05/2011 

Ex-Votos - Borboleta



Borboleta
(Zé Loenel)

Borboleta que dás tantas voltas
No teu Borboletar
São as voltas que dás no meu peito
E me ocupam o pensar

És pequena mas já agigantas
As ausências que são sempre tantas

Mas nunca vais perder o teu lugar

Voa, Borboleta...
Deixa-me acreditar...
Que a liberdade vale a vida
Que ainda pode ser vivida
Nas asas do teu voar

Borboleta que te enches de cores
Quando te apetece
E brincas comigo aos amores
E às teias que ele tece

És pequena mas já agigantas
As ausências que são sempre tantas

Mas nunca vais perder o teu lugar

Voa, Borboleta...
Deixa-me acreditar...
Que a liberdade vale a vida
Que ainda pode ser vivida
Nas asas do teu voar
(2X)

2 comentários:

  1. Guardo com saudade a doçura do seu sorriso e as nossas conversas sobre alguns dos interesses comuns... os livros e os animais... Que descanse em paz...

    ResponderEliminar
  2. Era um excelente ser humano, Paula!
    Deus vai guardá-la bem juntinho Dele!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover