07/04/11

Política Nacional - Sócrates o Coveiro de Portugal, no dia anterior diz não categórico a FMI, no outro dia, rende-se...!

«Ajuda da União Europeia e do FMI deverá prever quatro áreas de intervenção, num total de 90 mil milhões de euros.



O primeiro-ministro oficializou ontem o pedido de ajuda à Comissão Europeia. Perante um país excessivamente endividado e incapaz de se continuar a financiar ao preço que os mercados exigem, o Governo, com o aval do principal partido da oposição, prepara-se para negociar um pacote de ajuda que pode chegar aos 90 mil milhões de euros, apurou o Diário Económico.
O valor que está a ser negociado com Bruxelas - e que o Ministério das Finanças, o Banco de Portugal e os banqueiros consideram necessário para retirar o país do actual estrangulamento financeiro - representa mais de metade do PIB estimado para este ano. Ontem, uma fonte comunitária avançava à agência Reuters que Portugal deverá precisar de um valor entre os 60 e os 80 mil milhões de euros.
Segundo apurou o Diário Económico, só a primeira tranche de financiamento ficará entre os 22 e os 25 mil milhões de euros e deverá chegar no início de Maio. A dimensão do montante justifica-se não só pela necessidade de acautelar o período até às eleições, marcadas para 5 de Junho, como também o início de funções do próximo Governo.
Bruxelas reconhece que a actual situação política dificulta compromissos muito concretos e que só depois de conhecer com detalhe todos os dossiers - uma tarefa que levará tempo - o futuro Executivo poderá começar a tomar medidas significativas de consolidação. Ainda assim, a Comissão não vai dar um cheque em branco a Portugal: exigirá sempre mais austeridade e novas garantias para avançar com o auxílio financeiro.» in http://economico.sapo.pt/noticias/resgate-a-portugal-chega-a-90-mil-milhoes_115391.html 
----------------------------------------------------------------------------------------------
José Sócrates mentiu até ao fim, sempre querendo salvar a sua pele; para ele Portugal é um instrumento para a sua jactância e teimosia!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover