21/04/11

F.C. do Porto História: Carlos Duarte foi um grande jogador dos Dragões, da década de 50!



«Carlos Duarte



NomeCarlos Domingos Duarte
NacionalidadePortugal Portugal
Nascimento1933-03-25 (78 anos)
NaturalidadePortugal - Angola Angola
PosiçãoAvançado


CARACTERÍSTICAS


Disse um dia o célebre jornalista Tavares da Silva:

«Em Portugal, Carlos Duarte, do FC Porto, e David Julius, do Sporting, são os únicos jogadores que driblam em linha recta.»

A velocidade de Carlos Duarte e o drible curto que fazia, ora em combinações «bola a ti, bola a mim», com o não menos famoso Hernâni, ou sozinho, em linha recta a caminho da baliza adversária, encantavam os portistas, deslumbravam os amantes do futebol.

Um dia, num Porto-Setúbal (9-4), após a marcação de um livre de canto contra o FC Porto, Carlos Duarte apanha a bola à saída da sua área e, numa corrida estonteante, ultrapassa todos os adversários, guarda-redes incluído e.... golo do Porto. Foi dos raids em velocidade e em linha recta.

A 7 de Maio de 1958 Portugal jogou pela primeira vez no Estádio de Wembley. A Selecção Nacional, perdendo por 2-1, fizera um brilharete. Carlos Duarte foi o autor do golo.


Um jornalista inglês espantado com a exibição de Carlos Duarte e Hernâni, considerou-os melhores que Finney.

Pouco tempo depois, a 11 de Agosto de 1958, o AC Milan oferece 600 contos por Carlos Duarte para um contrato de 3 anos. O FC Porto recusou a oferta.

Campeão Nacional, em Março de 1959, a 3 de Setembro desse mesmo ano é gravemente ferido num dos joelhos num Espanhol de Barcelona-FC Porto.


Operado pelo famoso médico Dr. Ricardo Calot, lá mesmo em Barcelona, Carlos Duarte voltou aos relvados, mas em 1962 pôs termo à sua carreira, a carreira de um dos mais elegantes extremos direitos do Futebol a nível nacional ou mundial.

Em 2003, o FC Porto distinguiu-o com o «Dragão de Ouro», como a «Recordação do Ano».

Foi no sector industrial que soube preparar a reforma desafogada que hoje vive, rodeado pelo carinho de dois filhos e dos netos.


António Ferreira Dias

copyright © zerozero.pt» in http://www.zerozero.pt/jogador.php?id=29861

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover