11/04/11

Ambiente e Ecologia - Árvores são mais afectadas pelas alterações climáticas do que se pensava até à data!



«Árvores são mais afectadas pelas alterações climáticas do que se pensava

Os modelos climáticos generalizados podem estar a omitir a verdadeira sensibilidade das árvores às alterações climáticas. Um estudo recente revela a importância de diferentes factores de risco para a perda da biodiversidade.
Um estudo publicado na Global Change Biology identifica o aumento da temperatura no início da Primavera como um dos principais factores que afectam a reprodução e o crescimento das árvores. O estudo sugere ainda que a seca estival, embora importante, é um factor de risco sobrevalorizado. 
 
O estudo que permitiu retirar estas conclusões, incluiu a compilação de dados de crescimento, mortalidade e fecundidade em 280000 árvores por ano, entre pinheiros, olmos, faias e magnólias. Estes resultados permitirão uma melhor determinação das espécies que são mais vulneráveis às alterações climáticas. Este trabalho foi desenvolvido de modo a calcular a importância relativa de diversos factores, incluindo factores ecológicos como a competição entre as árvores, actuando de forma isolada e combinados entre si. 
 
Os autores chamam a atenção para o facto das árvores serem mais sensíveis às alterações climáticas do que quando se interpreta apenas a partir de médias climáticas regionais. Para as previsões de perdas de biodiversidade em consequência das alterações climáticas os investigadores terão de ter em conta, não só as variáveis demográficas como também os factores de risco. 
 
Fonte: ScienceDaily » in http://naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=33733&bl=1

Aquecimento Global - Danos Ambientais!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover