05/04/11

Ambiente e Ecologia - Aquecimento Global: Antártida está a tornar-se mais verde... e a neve derrete, enchendo os oceanos!



«Aquecimento Global: Antárctida está a tornar-se mais verde

Um estudo recentemente publicado numa revista da sérieNature revela que, como consequência dos Verões mais quentes e longos, a área ocupada por uma das duas únicas espécies de planta com flor da Antártida está a expandir-se.
A Antárctida como apenas um ambiente hostil e inóspito pode vir a ser cada vez menos uma realidade de acordo com um estudo que será publicado no primeiro número da revista Nature  Climate Change por cientistas britânicos e australianos.
Apesar de se apresentar maioritariamente coberta por gelo certas partes do continente tornam-se verdes no Verão, quando o solo se cobre de musgos e plantas pertencentes às duas únicas espécies nativas do continente.
Agora, a equipa de investigadores, revela que ao longo dos últimos 50 anos, a área de distribuição de uma das duas espécies de planta com flor nativas da Antárctida – Deschampsia antarctica -, tem vindo a expandir-se acompanhando as alterações da temperatura que resultam em Verões mais quentes e longos.
De acordo com o artigo, a propagação desta planta deve-se à sua invulgar capacidade de usar as suas raízes para aceder ao azoto que se encontra na matéria orgânica do solo, que com a subida das temperaturas se decompõe mais rapidamente, disponibilizando o nutriente, essencial para o crescimento da vegetação.» in http://www.naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=33357&bl=1

(Globo ecologia Parte 1 - Aquecimento Global)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover