25/03/11

Educação: Oposição parlamentar aprova fim do modelo de avaliação dos professores!

Oposição parlamentar aprova fim do modelo de avaliação dos professores (Lusa) «Educação: Oposição parlamentar aprova fim do modelo de avaliação dos professores
25 de Março de 2011, 15:25


A oposição parlamentar aprovou hoje a revogação do atual sistema de avaliação de desempenho dos professores com os votos favoráveis de PSD, PCP, BE, PEV e CDS-PP e contra da bancada do PS e do deputado social-democrata Pacheco Pereira.
O texto aprovado na generalidade, especialidade e votação final global substituiu os projetos de lei do PCP e PSD sobre a matéria e tinha também sido subscrito pelo Bloco de Esquerda e Os Verdes.
O diploma determina a revogação do decreto-regulamentar que define as regras da avaliação de desempenho dos professores e o início de um processo negocial entre Governo e sindicatos para concretizar um novo modelo.
O texto de substituição, que foi dispensado de redação final, recebeu o voto contra da bancada socialista e do social-democrata Pacheco Pereira, que votou contra todos os diplomas.
Apesar desta votação, o Parlamento pronunciou-se à mesma na generalidade sobre os projetos de lei do PCP e do PSD, que foram aprovados com os votos favoráveis de PSD, CDS-PP, BE, PCP e PEV e contra do PS e de dois deputados sociais-democratas.
Aliás, em relação ao diploma dos sociais-democratas, vários deputados do PSD anunciaram a apresentação de declarações de voto, entre os quais Pacheco Pereira, Manuela Ferreira Leite, José Luis Arnaut e Maria José Nogueira Pinto.
O projeto de lei do Bloco de Esquerda que previa a suspensão do atual modelo e definia um novo sistema de avaliação foi rejeitado pelos votos contra do PS e Pacheco Pereira, a abstenção de PSD e CDS-PP e os votos favoráveis de BE, PCP e e PEV.
Foram ainda aprovados os projetos de resolução do CDS-PP e do PSD – portanto recomendações ao Governo - que enunciam princípios orientadores do futuro modelo de avaliação de desempenho dos professores.
A ministra da Educação, Isabel Alçada, disse que vai ser impossível fazer um novo modelo de avaliação para o próximo ano lectivo.» in http://noticias.sapo.pt/info/artigo/1139781.html
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A oposição parlamentar fez hoje justiça, chumbando um Modelo de Avaliação iníquo e que instalou o estado de sítio nas escolas portuguesas...
Uma avaliação inter-pares que  procurou dividir a classe docente, poupar dinheiro impondo cotas à excelência, como se isto tivesse lógica no domínio educativo...
Impuseram uma burocracia inútil, tirando tempo aos professores, para o que verdadeiramente importa... ensinar!
Muitos Professores deixaram de ter vida própria, pois a teia de documentação em que os enredaram... não lhes permite dar atenção aos próprios filhos!
Colegas com grau um inferior a avaliar colegas de grau superior... enfim!
Hoje é um dia muito importante para a Escola Portuguesa, embora a campanha negra contra os Professores vá aumentar... temos que nos aguentar!
Quanto ao Sr. Sócrates... fique o Senhor sabendo que trabalho ao Domingo sempre que necessário, mas não tirei o Curso ao Domingo via fax e saiba que o senhor ficará sempre associado à ideia de Primeiro Ministro com ódio a docentes decentes... não os do fax, claro!
Mas o Senhor caiu pelos seus próprios erros, o senhor nunca se mediu...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover