31/03/11

Amarante Política Local: Armindo Abreu comenta processo de encerramento da Linha do Tâmega!


«Armindo Abreu comenta processo de encerramento da Linha do Tâmega

Autarca de Amarante diz sentir-se "desrespeitado pelo Governo"

O presidente da câmara de Amarante, Armindo Abreu (PS), disse esta quinta-feira à agência Lusa sentir-se "desrespeitado pelo Governo" no processo de encerramento da Linha do Tâmega.

"Sinto-me desrespeitado, porque deveria ter sido informado previamente pelo Ministério das decisões", afirmou.

"O presidente da autarquia reafirmou que aguarda desde o Verão para ser recebido pelo secretário de Estado dos Transportes, Carlos Correia da Fonseca, sem que até hoje haja resposta do seu gabinete".

"Lamento muito a forma como o senhor secretário de Estado tem gerido este dossiê sem nos dar qualquer informação", acrescenta o edil.

O único troço da linha do Tâmega que ainda se mantinha com circulação regular foi encerrado no final de Março de 2009 com o argumento de que eram  necessárias obras de requalificação.

Poucos dias depois, a então secretária de Transportes, Ana Paula Vitorino, deslocou-se a Amarante, onde garantiu aos autarcas da região, incluindo o de Marco de Canaveses, concelho também servido pela linha, que a infra-estrutura voltaria a funcionar.

A secretária de Estado foi recebida nesse dia em Amarante com protestos da população que temia que o anúncio das obras justificasse apenas o encerramento do troço.

Os carris da linha desde Amarante até à Livração (Marco de Canaveses) foram levantados nos meses seguintes, mas a obra de requalificação nunca mais avançou com o argumento da crise orçamental, assumido em Julho de 2010 pelo Governo.

Já nessa altura, numa reação à decisão da tutela, o autarca de Amarante, assumia à Lusa "estar estupefacto, porque havia compromissos solenes de  membros do Governo".

"Vou pedir com carácter de urgência uma audiência com o senhor ministro das Obras Públicas para lhe manifestar o nosso profundo descontentamento", afirmava à Lusa o autarca socialista.

Oito meses depois, Armindo Abreu ainda não obteve resposta aos pedidos de audiência, afirmando "estar de mãos atadas neste processo", aguardando pelo novo Governo para procurar perceber o que se perspectiva para a Linha do Tâmega.

Dois anos depois do encerramento da ligação ferroviária centenária,  Alfredo Gonçalves, porta-voz da Comissão de Defesa da Linha do Tâmega, lamenta o que se está a passar.

Em declarações à agência Lusa, "lamenta que tudo tenha sido tratado  nos gabinetes para que ninguém soubesse o que se estava a decidir".

O representante da comissão lembra que, em Março de 2009, alertou que o anúncio de obras na linha e a consequente suspensão de circulação por dois anos "era apenas para iludir e enganar a população".

"Já se sabia que eles queriam encerrar a linha", vincou.» in http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/politica/autarca-de-amarante-diz-sentir-se-desrespeitado-pelo-governo 
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Mais vale tarde do que nunca, pena é que desta vez já não se vá a tempo e assim, Amarante continua sempre a perder... infelizmente!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover