06/02/11

Desporto Basquetebol: F.C. do Porto Ferpinta 93 vs Barreirense 72 - Dragões continuam em grande forma, com Greg Stempin em grande forma!

«Stempin de volta e em grande
 
Greg Stempin está de volta e em grande. Depois de três semanas sem competir, devido a lesão, o norte-americano regressou frente ao Barreirense, no Dragão Caixa, e distinguiu-se como o MVP da partida da 14.ª jornada da Liga, que os portistas venceram por 21 pontos de diferença (93-72), mesmo sem poder contar com Carlos Andrade e João Santos.

Após o traumatismo craniano sofrido nos minutos finais da última ronda da Taça Hugo dos Santos, que o impediu de defrontar Guimarães e Lusitânia, Stempin precisou de pouco mais de 22 minutos para somar 18 pontos, 8 ressaltos e 3 assistências, e distinguir-se como o homem do jogo, revelando-se especialmente decisivo na fase em que os Dragões «dispararam» no resultado.

Julian Terrell (17 pontos, 6 ressaltos e 4 assistências) esteve igualmente em bom plano, enquanto João Soares, que jogou menos de 17 minutos, correspondia às exigências de uma equipa privada de Carlos Andrade e João Santos (ambos lesionados), anotando 13 pontos, 9 deles na conversão de lançamentos triplos (3 em 4).

O encontro com o Barreirense, que teve o FC Porto Ferpinta na frente do marcador desde os minutos iniciais, colocava uma dupla dificuldade: foi o primeiro, em 14 jornadas, sem Carlos Andrade no cinco inicial e aquele que se seguiu a dois jogos consecutivos em que João Santos emergiu como o melhor dos Dragões, permitindo-lhe, inclusive, ascender à segunda posição no ranking dos melhores lançadores de três pontos da Liga, o que, só por si, esclarece sobre o peso das duas ausências.

Numa primeira análise, Moncho López terá solucionado o problema recorrendo a uma rotatividade profunda do plantel, com os suplentes a responderem com a obtenção de 38 pontos (contra os 19 conseguidos pelo banco adversário), mas a chave do desenlace também pode ter sido fornecida pelos 23 pontos assinados em parceria pelos extremos João Soares e Nuno Marçal, até porque Stempin, o melhor marcador dos azuis e brancos, não faz parte das contas do cinco inicial.

No final da partida, o treinador do FC Porto Ferpinta reconheceu as dificuldades colocadas pelo adversário, que chegou a superiorizar-se aos Dragões no segundo período (13-20), e, em particular, pela adaptação súbita «a uma equipa mais baixa», imposta pela indisponibilidade de Carlos Andrade e João Santos. «Na segunda parte, fomos obrigados a corrigir vários aspectos, com o objectivo de contornar as dificuldades encontradas nos momentos defensivos», assumiu Moncho López, que, depois de ter proporcionado a estreia de Miguel Cardoso na Liga, se mostraria «muito satisfeito com o desempenhos dos mais novos», referindo-se a Pedro Catarino, João Soares e Diogo Correia.

Os azuis e brancos mantêm a primeira posição da Liga, com um registo de 13 vitórias e 1 derrota.

FICHA DE JOGO

III Campeonato da Liga, 14.ª jornada
5 de Fevereiro de 2011
Dragão Caixa, no Porto
Assistência: 933 espectadores

Árbitros: Nuno Monteiro, Pedro Maia e Paulo Sousa

FC PORTO (93): Diogo Correira (5), Sean Ogirri (11), Nuno Marçal (10), Miguel Miranda (12) e Julian Terrell (17); José Costa (3), João Soares (13), Pedro Catarino (3), Greg Stempin (18), David Gomes (1), Miguel Cardoso (0)
Treinador: Moncho López

BARREIRENSE (72): Pedro Pinto (5), Miguel Queiroz (2), Tiago Raimundo (6), Tyrone Curnell (19) e Garrison Johnson (21); José Silva (4), Henrique Sico (0), João Guerreiro (13), Mário Neves (2), Pedro Pereira (0), Eugénio Silva (0)
Treinador: Arturo Alvarez

Ao intervalo: 39-37
Por períodos: 26-17, 13-20, 28-17 e 26-18» in http://www.fcporto.pt/OutrasModalidades/Basquetebol/Noticias/noticiabasquetebol_bascrofcpbarreirense_050211_58897.asp

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover