02/02/11

Ambiente e Tecnologia - Lançamento Oficial do Ano Internacional das Florestas!

«Lançamento Oficial do Ano Internacional das Florestas
Isabel Palma (02-02-11)

Hoje decorrerá no Centro de Ciência Viva de Proença-a-Nova, o lançamento oficial do Ano Internacional das Florestas. Esta cerimónia ocorre em simultâneo com o lançamento mundial que terá lugar em Nova Iorque.
Hoje decorrerá em Proença-a-Nova, a sessão de lançamento do Ano Internacional das Florestas. Esta é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas em articulação com a Comissão Nacional da Unesco e com a colaboração da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.
Esta cerimónia ocorre em simultâneo com o lançamento mundial, que terá lugar na 9ª sessão do Fórum das Nações Unidas para as Florestas, em Nova Iorque. A sessão será presidida pelo Eng.º Rui Barreiro, Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural.  Serão apresentados diversos projectos desenvolvidos na área florestal e a apresentação do portal oficial nacional do Ano Internacional das Florestas (www.florestas2011.org.pt).
O Ano Internacional das Florestas, iniciativa desenvolvida pela Organização das Nações Unidas, pretende sensibilizar a população mundial da importância das florestas para uma vida sustentável no planeta. Por sua vez, os agentes do sector, desde governos a organizações não-governamentais, devem realizar esforços para a sua preservação.
Rui Barreiro, Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, sublinha a importância do sector florestal para o país e a necessidade de nos dirigirmos para o desenvolvimento sustentável. “A floresta ocupa 3,4 milhões de hectares no nosso país, cerca de 39% do território, constitui percentualmente uma das mais elevadas taxas de arborização da União Europeia. Esta vasta área florestal está na base de um sector da economia que representa cerca de 3 % do PIB nacional e assegura mais de 260 mil postos de trabalho directos e indirectos”, refere.
Fernando Andresen Guimarães, presidente da Comissão Nacional da UNESCO, refere os inúmeras recursos e serviços que a floresta disponibiliza desde matérias-primas ao controlo do clima e erosão dos solos e sublinha a importância da sua preservação. “As áreas protegidas, como por exemplo, as Reservas da Biosfera da UNESCO e os parques nacionais são considerados como uma das mais eficientes opções para a conservação das florestas."
Várias são as organizações que vão assinalar o ano com iniciativas. A WWF irá lançar durante este ano o relatório Living Forests (Florestas Vivas). Através deste documento, pretende dar a conhecer soluções sustentáveis para a Floresta.» in http://www.naturlink.sapo.pt/article.aspx?menuid=20&cid=29990&bl=1
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
A Preservação da Natureza deverá ser a nossa aposta em Portugal; as energias renováveis, mormente, a Biomassa, Painéis Solares, a energia eólica, a agricultura sustentável e biológica, muito poderão contribuir para a redução de incêndios, uma vida melhor e mais saudável...e trabalhar para que a paisagem natural possa contribuir para o fomento e desenvolvimento do Turismo Português!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover