20/01/11

Taça da Liga: F.C. do Porto 3 vs Beira Mar 0 - Uma primeira parte de um jogo muito bom, com uma segunda parte de poupança!

«Assim faz sentido

As meias-finais da Taça da Liga não são, de todo, uma simples miragem para os Dragões. Depois da derrota acidental com o Nacional, o FC Porto devolveu a coerência ao jogo, impondo, frente ao Beira-Mar, aquilo que não acontecera duas semanas antes: a vitória do melhor. Por números amplos (3-0) e paradoxalmente curtos para assumir a expressão merecida de uma goleada. Os azuis e brancos continuam na corrida.

Se a configuração do jogo se definiu num par de minutos, adiantando quem mais faria pelo encontro daí em diante, o resultado não precisou de muito mais tempo para adquirir os contornos iniciais. Na verdade, um e outro foram causa e efeito, numa relação lógica que o futebol nem sempre assegura.

Aos sete minutos, quando Walter marcou o primeiro golo, a duração da hegemonia portista dava a sensação de superar, pela sequência e intensidade, o próprio tempo entretanto jogado, parecendo correr à frente do relógio. Apesar de aparência precoce, a vantagem fazia já todo o sentido; no caso, nos pés do brasileiro, rápido a concluir o que Vicente Paes apenas conseguira adiar, depois de uma defesa forçosamente incompleta a remate de Hulk, mais do que forte, na cobrança de um livre.

Nada mudou com o primeiro golo, como nada mudaria com o segundo e o terceiro. O FC Porto continuaria a mandar, a decidir sobre o ritmo, o volume e a direcção do jogo, já depois dos contributos de Rafa e Fernando para o dilatar da diferença. Interessante o primeiro, pela forma como o defesa aguardou a saída do guarda-redes e o momento certo para rematar; fulgurante o segundo, pela potência e direcção do disparo.

O resto foi mera formalidade, um exercício de supremacia azul e branca, inteligentemente gerido a duas velocidades, que, por várias vezes, esteve perto de acrescentar novos números à contabilidade dos Dragões, numa volumosa série de oportunidades que mantiveram o líder da Liga sempre perto do golo e a justificá-lo quase a cada esboço de ataque.

FICHA DE JOGO

FC Porto-Beira-Mar, 3-0
Taça da Liga, 3.ª fase, Grupo A, 2.ª jornada
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 16.618 espectadores

Árbitro: Marco Ferreira (Madeira)
Assistentes: Álvaro Mesquita e Nelson Moniz
4.º Árbitro: Manuel Mota

FC PORTO: Helton «cap.»; Fucile, Otamendi, Maicon e Rafa; Fernando, Souza e João Motinho; Hulk, Walter e James
Substituições: João Moutinho por Rúben Micael (46m), Hulk por Mariano (46m) e Fernando por Belluschi (73m)
Não utilizados: Kieszek, Guarín, Sereno e Varela
Treinador: André Villas-Boas

BEIRA-MAR: Vicente Paes; Danilo, Kanu «cap.», Jaime e André Marques; Yohan Tavares e Tiago Barros; Alex Maranhão, Sérgio Oliveira e Ruben Lima; Wang
Substituições: Kanu por Rui Sampaio (46m), André Marques por Leandro Tatu (61m) e Alex Maranhão por Artur (71m)
Não utilizados: Oblak, Hugo, Wilson e Renan
Treinador: Leonardo Jardim

Ao intervalo: 3-0
Marcadores: Walter (7m), Rafa (18m) e Fernando (39m)
Disciplina: Tiago Barros (27m), Walter (88m), Ruben Lima (89m) e Fucile (90+3m)» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futfcpbeiramarcro_190111_58462.asp

Taça da Liga: F.C. do Porto 3 vs Beira Mar 0 - (Resumo)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover