18/01/11

Música Portuguesa - Pedro Moutinho, mais uma revelação do Fado!



Pedro Moutinho & Mayra Andrade - "Alfama"

Helder Moutinho - "Que fado é este que trago"

Pedro Moutinho - "Um Copo de Sol"

Pedro Moutinho - "Meu Amor na Despedida"

Pedro Moutinho - "Esta Contínua Saudade"

Pedro Moutinho - "Não me Conformo"

«Pedro Moutinho
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pedro Moutinho é um fadista português. É irmão dos fadistas Camané e Hélder Moutinho.

Índice

[esconder]

[editar] Biografia

Pedro Moutinho nasceu em Oeiras, a 11 de Novembro de 1976, no seio de uma família ligada ao Fado desde longa data. Cresceu a ouvir e a conviver com alguns dos mais importantes intérpretes da canção de Lisboa, que o iniciaram na arte de bem cantar. Com 11 anos de idade já cantava em encontros informais e inevitavelmente acabou por se fixar nessa sublime expressão musical de Lisboa…o Fado.
Em 1995 integra o elenco do Clube de Fado Amália e, posteriormente, inicia uma colaboração regular com o Café Luso, no qual continua a ser fadista residente. Em 2000 participa na criação do Quinteto de Fados de Lisboa, ao tempo constituído por Filipe Lucas (Guitarra Portuguesa), Rodrigo Serrão (Contrabaixo), João Courinha (Saxofone) e José António Mendes (Viola Clássica), com quem actuou em diversas salas da capital, entre as quais no CCB e no Festival Música de Cidades com Portos.
Desde o ano de 2001 é convidado regularmente para cantar nas "Quartas de Fado" do Casino Estoril. Em 2002 inicia a carreira discográfica em nome próprio, ao ser convidado a integrar uma colectânea de jovens fadistas editada pela EMI. Mas é a Som Livre que em 2003 aposta em Pedro Moutinho e lhe propõe gravar o seu álbum de estreia, "Primeiro Fado", que mereceu a melhor atenção e elogios da crítica especializada. Este disco, produzido por Ricardo Dias e Nuno Faria, junta fados tradicionais, alguns dos quais com letras de Hélder Moutinho, com recriações de diversos temas.
Graças a este disco, Pedro Moutinho obteve o Prémio Revelação 2003 da Casa da Imprensa e recebeu um convite de Carlos do Carmo para interpretar um dos temas da colectânea comemorativa do álbum daquele fadista "Um Homem na Cidade", editada em 2004.
Em 2006 Pedro Moutinho edita o segundo disco "Encontro" , um disco de fados tradicionais escolhidos à sua maneira, tem-se desdobrado em apresentações em Televisão e em entrevistas a Rádios e Imprensa, em virtude duma agenda promocional intensa com vários concertos em Portugal e no estrangeiro.
Em 2007 participa no filme "Fados" de Carlos Saura, o que proporcionou vários concertos em Portugal e Espanha inserido no projecto "Casa de Fados".
Em Abril de 2009 será editado um novo album "Um copo de sol" com estreia ao vivo no Cinema S. Jorge no dia 08 de Abril às 22 horas. Fonte:Myspace - Pedro Moutinho

[editar] O primeiro disco

"Primeiro fado" (Som Livre, 2003) foi o primeiro disco de Pedro Moutinho.

[editar] Encontro

Editou em 2006 o seu segundo álbum, "Encontro", que contou com a participação do guitarrista José Manuel Neto, do violista Carlos Manuel Proença (que foi produtor e director musical do disco) e do viola baixo Daniel Pinto.
O disco recebeu os Prémios Amália na categoria de melhor álbum.

[editar] Um copo de Sol

Editado em 2009 pela Iplay com produção e direcção musical de Carlos Manuel Proeça, que acompanha os temas à viola, José Manuel Neto na guitarra portuguesa e o baixo acústico tocado por Daniel Pinto.
Conta com 12 temas escritos e compostos por grandes nomes da cultura portuguesa, como Amélia Muge, Tiago Bettencourt, Aldina Duarte e Rodrigo Leão.

[editar] Ligações externas


"Um Copo De Sol
Pedro Moutinho
Composição: Amélia Muge

Bebe um copo de sol
Com mais de mil milhões de anos
Que é da estirpe das estrelas que destilam os humanos
Deixa o calor afogar-se na veia
Há lá coisa assim mais séria que andar nesta bebedeira
Bebe um copo de sol
Um de copo sol "on the rocks"
E tem paixões siderais de Lisboa até Cascais
P'ra beber sol
O mundo inteiro é uma tasca
Onde a gente se enfrasca de manhã ao pôr do sol
Bebe um copo de sol
Que a tarde vem bem avançada
A lua está mesmo a chegar e p'ra beber nunca tem nada
P'ra se vingar,
a lua inventa um arder
Que num fermento qualquer a gente aprende a beber
Bebe um copo de sol
Por mim, por ti, por todos nós
Frutos da seiva solar que nos fez netos, nos faz avós
Vai luz adentro ao campo bom desta adega
Como um corpo que se dá
Bebe o sol que a ti se entrega"

2 comentários:

  1. Obrigado por postar em seu Blog, um vídeo que fiz ao Pedro Moutinho. Parabéns pelo espaço bonito que aqui tem. Um abraço. Américo

    ResponderEliminar
  2. Eu é que agradeço ao Américo as suas amáveis palavras e o trabalho que fez e partilhou! Bem haja, Amigo e seja sempre bem vindo!

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover