05/01/11

CVRVV recupera castas autóctones da Região dos Vinhos Verdes em risco de extinção!

«CVRVV recupera castas autóctones da Região dos Vinhos Verdes em risco de extinção

O inegável património genético das castas autóctones da Região dos Vinhos Verdes está a ser recuperado pela Estação Vitivinícola Amândio Galhano, organismo da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV). Num estudo conduzido pela instituição, concluiu-se que o desaparecimento da pequena propriedade é a principal causa para a extinção da maior parte das castas autóctones da região. Fruto de um trabalho de campo intensivo, hoje, as 14 castas exclusivas das nove sub-regiões dos Vinhos Verdes, encontram-se em plena produção, revelando já um elevado potencial enológico.
A localização, a génese dos solos e o clima definiram, desde sempre, condições de grande expressão vegetativa para a cultura da vinha na Região dos Vinhos Verdes. Com nove sub-regiões identificadas (Monção, Lima, Cávado, Ave, Basto, Amarante, Sousa, Paiva e Baião), a grande extensão da rede hidrográfica e a maior ou menor proximidade do Oceano Atlântico, contribuiu para o aparecimento de diferentes microclimas, que originaram uma enorme diversidade de castas.
No entanto, segundo um estudo desenvolvido pela Estação Vitivinícola Amândio Galhano (EVAG), a intensificação da cultura da vinha nos últimos 30 anos contribuiu para acelerar o processo de erosão a dois níveis. Em primeiro lugar, a nível genético, assiste-se à produção contínua do mesmo conjunto de castas, votando muitas outras castas ao esquecimento. Por outro lado, a nível cultural, as formas de cultivo tradicionais empregues nem sempre são as mais correctas.
Consciente, portanto, da biodiversidade de castas da região, a EVAG está a desenvolver um plano de preservação, através de uma vasta colecção ampelográfica. Este acervo vai permitir realizar uma série de estudos, a avaliação das castas menos utilizadas e a revisão da actual composição dos encepamentos. Pretende-se, assim, aumentar a biodiversidade das castas, evitando a massificação dos Vinhos Verdes.
A Estação Vitivinícola Amândio Galhano é um centro de Experimentação e Investigação Vitivinícola criado pela CVRVV em 1984. Localizada em Arcos de Valdevez, ocupa uma propriedade conhecida pela Quinta de Campos de Lima, com uma área de 66 hectares. Criada com o objectivo de desenvolver a Vitivinicultura da Região, a Estação Vitivinícola é uma unidade experimental que através dos seus trabalhos pretende dar resposta aos problemas dos viticultores.» in http://www.maisactual.pt/noticias/cvrvv-recupera-castas-aut%C3%B3ctones-da-regi%C3%A3o-dos-vinhos-verdes-risco-extin%C3%A7%C3%A3o
----------------------------------------------------------------------------------
E em Amarante, onde existe uma Escola de Vitivinicultura, que até vai beber ao orçamento camarário, porque não se fazem estudos e projectos em defesa do nosso vinho verde, tão afamado, mas tão mal tratado e depauperado, nos últimos anos?!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover