04/12/10

Política Nacional - Morte de Sá Carneiro, há 30 anos, foi objecto de oito comissões de inquérito!

sa carneiro
«Oito comissões de inquérito e nada se fez... porque será?!

A oitava e última comissão de inquérito, concluída em dezembro de 2004, conclui pela existência de "ação criminosa" exigindo um julgamento do caso, com base na "presunção de que o despenhamento da aeronave foi causado por um engenho explosivo que visou a eliminação física de pessoas".
A VIII Comissão de Inquérito deu ainda como comprovada a utilização irregular e abusiva do Fundo de Defesa Militar do Ultramar, bem como que o então ministro da Defesa, Adelino Amaro da Costa, "estava particularmente atento às operações de venda de armamento que envolvia o Estado português, tendo vetado várias operações".
O processo de fiscalização dos deputados à tragédia de Camarate começou, no entanto, a 30 de novembro de 1982, data em que foi constituída a primeira comissão de inquérito parlamentar sobre o tema, presidida por Montalvão Machado. O relatório final é aprovado cinco meses depois, sem votos contra, recomendando o aprofundamento das investigações criminais.
Um ano depois, em novembro de 1984, constitui-se a II comissão parlamentar de inquérito, de novo presidida por Montalvão Machado, que aprova em outubro do ano seguinte um relatório mantendo as conclusões da I comissão.
A 12 de dezembro de 1985 é constituída a III comissão de inquérito, novamente presidida pelo deputado social-democrata Montalvão Machado, que aprova o seu relatório final em janeiro de 1987. Com a discordância de PSD e CDS, a III Comissão conclui que não há dados que permitam negar as conclusões dos inquéritos oficiais, os quais, por sua vez, afirmam que não é possível concluir-se pela tese do atentado.
A IV comissão é formada a 7 de julho de 1988, desta vez presidida por Correia Afonso (PSD). Em maio de 1991, é aprovado, com a abstenção do PS e do PCP, o relatório final , em que se diz que "as entidades oficiais construíram uma hipótese de acidente sem fundamentação técnica plausível".
O relatório diz ainda que se verificou "uma deflagração do avião no momento da sua descolagem e voo ascendente", sendo que "esta deflagração só pode ter resultado de uma ação provocada com a intenção de produzir uma sabotagem".
Dois anos depois, a 13 de maio de 1993, constitui-se a V comissão parlamentar de inquérito, presidida por Pedro Roseta (PSD). Em 1995, é aprovado o seu relatório final, que dá como comprovada a existência de substâncias explosivas em fragmentos do Cessna, concluindo pela existência de "ação criminosa".
Em maio de 1996, nasce a VI comissão de inquérito, mais uma vez presidida pelo social-democrata Pedro Roseta. Só três anos depois, a VI Comissão vê aprovado o seu relatório, que reitera a tese da "acção criminosa".
A VII comissão parlamentar de inquérito sobre Camarate teve vida curta, sendo constituída em junho de 2001 e tendo cessado o seu mandato em janeiro de 2002, devido à interrupção da legislatura.
A VIII comissão de inquérito, constituiu-se a 14 de junho de 2002, presidida por Nuno Melo (CDS-PP).
A incerteza quanto ao apuramento dos factos que conduziram aos acontecimentos de há 30 anos levou entretanto o antigo líder do CDS Freitas do Amaral a apelar esta semana à reabertura da investigação parlamentar, uma hipótese que o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, prometeu "ponderar muito serenamente" com os restantes partidos no Parlamento.
No próximo sábado passam 30 anos sobre a queda do avião que vitimou Sá Carneiro e Adelino Amaro da Costa, em Camarate.

(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)» in http://sic.sapo.pt/online/noticias/pais/Morte+de+Sa+Carneiro+ha+30+anos+foi+objecto+de+oito+comissoes+de+inquerito.htm

Dossier Camarate Sá Carneiro - (1980 Acidente Parte 01) - [Reportagem RTP 1983]

Dossier Camarate Sá Carneiro - (1980 Acidente Parte 02) - [Reportagem RTP 1983]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover