16/12/10

Liga Europa: F.C. do Porto 3 vs CSKA 1 - E já vão 35 partidas oficiais e os Dragões sempre a vencer!

«Missão mais do que cumprida

Missão mais do que cumprida. Com a qualificação e o primeiro lugar garantidos, o FC Porto concluiu a fase de grupos da UEFA Europa League sem o registo de qualquer derrota e apenas com um empate a intrometer-se entre cinco vitórias. Algumas delas épicas até, como a de Viena ou a de Istambul. No reencontro com o CSKA, questões de qualidade e brilho voltaram a fazer a diferença (3-1).

Mas o início de jogo não foi propriamente fácil para os Dragões. A propensão contra-atacante do adversário dificultou o encaixe e motivou, inclusive, intervenções urgentes e subtis de Fucile e Otamendi para colocar ponto final nas mais perigosas movimentações búlgaras, geradas por decisões rápidas e um número reduzido de toques na bola.

O golo, ainda assim, fazia-se anunciar apenas do lado oposto. Depois do primeiro aviso realmente sério, formulado num remate cruzado de Walter, que, mais tarde, quase do mesmo local, acertaria na trave, o FC Porto marcou mesmo, num instante em que a bola parecia negar-se ao encontro com as redes. Entrou à terceira, na insistência de Otamendi, que ainda encontrou o poste no caminho.

E, se o começo não fora fácil, o recomeço tornou-se problemático. Sem prenúncio, nascido do nada, o empate aconteceu. Assinado por Dechev, que, ao 48.º minuto, aproveitou um lançamento rápido do seu guarda-redes. Estaca zero, de novo, mas por pouco tempo. Em seis minutos, já para lá de um pontapé de bicicleta de Falcao, que errou o alvo por pouco, Rúben Micael recolocou o FC Porto em vantagem.

Um penalty assegurava o descanso ao vencedor do Grupo L, mas Falcao, que sofrera a falta, permitiria a defesa a M’Bolhi na tentativa de transformação. A consegui-lo, teria marcado em todos os jogos da fase de grupos. O volume de jogo portista não sofreu, ainda assim, qualquer quebra e James fez o golo que faltava, num remate cruzado e indefensável, tão imparável como o de Moutinho, que a barra devolveu no último suspiro do jogo.

FICHA DE JOGO

FC Porto-CSKA Sófia, 3-1
UEFA Europa League, Grupo L, 6.ª jornada
15 de Dezembro de 2010
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 22.930 espectadores

Árbitro: Claudio Circhetta (Suíça)
Assistentes: Thomas Habegger e Stefan Buhlmann
Assistentes adicionais: Carlo Bertolini e Daniel Wermelinger
Quarto Árbitro: Bruno Grossen

FC PORTO: Helton «cap.»; Fucile, Maicon, Otamendi e Alvaro; Souza, Belluschi e Rúben Micael; James, Falcao e Walter
Substituições: Falcao por Hulk (60m), Rúben Micael por João Moutinho (71m) e Souza por Guarín (80m)
Não utilizados: Maia, Sereno, Castro e Ukra
Treinador: André Villas-Boas

CSKA SÓFIA: M’Bolhi; Stoyanov, Vidanov, Aquaro e Grillo; Marquinhos, Yanchev «cap.» e Yanev; Tonev, Michel e Delev
Substituições: Grillo por Dechev (63m), Tonev por Sheridan (77m) e Yanchev por Galchev (88m)
Não utilizados: Karadzhov, Trifonov, Iliev e Esposito
Treinador: Sashko Hristov

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Otamendi (22m), Delev (48m), Rúben Micael (54m) e James (90+3m)
Disciplina: Cartão amarelo a Sheridan (80m)» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futfcpcskasofiacro_151210_57771.asp


«Na Europa também há Dragão invicto
 
O FC Porto venceu, esta quarta-feira, o CSKA Sófia por 3-1, com golos de Otamendi, Rúben Micael e James, em jogo de fecho do Grupo L da Liga Europa, e já lá vão 35 jogos consecutivos sem perder.

Os golos de Otamendi no primeiro tempo e de Rúben Micael e James no segundo permitiram aos Dragões de continuarem invictos, não só em terreno nacional, mas também na Europa, onde surgem como única equipa europeia que ainda não perdeu esta época em jogos oficiais.
Os Dragões entraram no encontro algo desconcentrados e a formação búlgara não soube aproveitar a entrada pouco confiante da equipa portuguesa.
O primeiro golo, da autoria de Otamendi, serviu para, além de colocar os Dragões em vantagem, desbloquear o jogo. Depois do pontapé certeiro do central argentino o CSKA pouco fez para mudar o rumo do encontro.
Ao minuto 21, na sequência de um pontapé de canto, a bola andou de lá para cá, de jogador em jogador, na grande área búlgara, sobrando para Otamendi que rematou, e com a ajuda do poste, entrou dentro da baliza de M’Bolhi.
Os Dragões ainda desperdiçaram duas excelentes oportunidades de irem mais descansados para os balneários. Ao minuto 28, Falcao isolou-se na perfeição e dentro da grande área rematou (prematuramente) à figura do guardião dos búlgaros. Dois minutos depois foi a vez de Walter rematar ao poste.
Quase em cima do intervalo, ainda houve tempo para Belluschi, de livre directo,  testar a atenção de M'Bolhi, defendendo um remate com selo de golo do médio.
Ao intervalo, o marcador apontava 1-0 a favor dos azuis e brancos.
O segundo tempo começou com o golo de empate da equipa búlgara, com Delev, numa jogada de contra-ataque a conseguir isolar-se e perante Helton, à entrada da grande área, não falhou.
Mas a formação de André Villas-Boas respondeu logo de seguida, ao minuto 53, por intermédio de Rúben Micael. James cobrou o livre para o FC Porto, a bola embateu na barreira, sobrando para o madeirense que encheu o pé e fez o segundo para os azuis e brancos.
Dois minutos depois, Vidanov fez falta sobre Falcao e o árbitro suíço Claudio Circhetta assinalou grande penalidade a favor do FC Porto. Na conversão, o colombiano falhou porque M’Bolhi acertou a direcção do remate do colombiano. O número 9 foi, mais tarde, substituído por Hulk.
Já em tempo de descontos, e numa altura em que o FC Porto "abusava" na criatividade à frente da grande área búlgara, James Rodríguez conseguiu marcar o terceiro, e último da partida, depois de uma grande jogada individual de João Moutinho. O médio ainda teve nos pés o quarto mas enviou a bola à trave no último lance do jogo.
O FC Porto continua invicto também na Europa e termina a fase de grupos com 16 pontos, primeiro do Grupo L. No sorteio para os 16 avos-de-final, a equipa portuguesa será cabeça-de-série, evitando os “tubarões” europeus.» in
http://desporto.sapo.pt/futebol/liga_europa/artigo/2010/12/15/na_europa_tamb_m_h_drag_o_invic.html

Resumo de um jogo em que o os Dragões garantiram a invencibilidade!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover