19/12/10

F.C. do Porto Sub-19: F.C. do Porto 4 vs Sport Clube Freamunde 0 - Jovens Dragões somam e seguem na frente com mais uma goleada!

«Sub-19: FC Porto goleia o Freamunde

A equipa de sub-19 do FC Porto somou este sábado mais três pontos com Campeonato Nacional de Juniores A, depois de ter goleado o Freamunde, no Olival, por 4-0. Os golos dos azuis e brancos foram apontados por Christian (10 e 67m), Ricardo Ferreira (50m) e Fábio Nunes (80m).

A equipa de Rui Gomes alinhou com Maia, David, Romário, Hugo Sousa, Ricardo Ferreira, Eduardo, Engin, Christian, Filipe, Tó Zé e Rafael. Jogaram ainda Rúben, Fábio Martins e Fábio Nunes.» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Formacao/noticiaformacao_futsub19fcpfreamunde_191210_57860.asp


«FICHA DE JOGO:


Campeonato Nacional de Juniores - Zona Norte - 18ª Jornada
Futebol Clube do Porto 4-0 Sport Clube Freamunde


Data: 18 de Dezembro de 2010
Hora: 15h
Local: Centro de Treinos e Formação Desportiva de PortoGaia - Olival

Equipa de Arbitragem:
Carlos Dias (árbitro principal), Vítor Santos e Pedro Martins (árbitros assistentes)

FUTEBOL CLUBE DO PORTO:
Tiago Maia; David Carneiro Bruno, Hugo Sousa (Capitão), Ricardo Ferreira e Romário dos Santos; Eduardo Silva 'Edu', António Carvalho 'Tozé', Christian Atsu (Fábio Nunes, 70 min.) e Engin Bekdemir (Rúben Teixeira, int.); Rafael Diniz 'Rafinha' (Fábio Martins, 67 min.) e Filipe Barros 'Pipo';

Suplentes não utilizados: Samir Badr, Hugo Basto, Bacar Baldé e Joaquim Lupeta;
Treinador: Rui Gomes


SPORT CLUBE FREAMUNDE: Rodrigo; Tiaguinho, Batista(capitão), Vieira e Márcio; Pedrinho, Edu, Roberto Silva (Fábio Jorge, 60 min.), Luís Machado (Fábio, 67 min.) e Babo; Arnold;
Suplentes não utilizados: Moura, Monteiro, Ivo e Dani;
Treinador: Tonanha
Indisciplina: Pedrinho(30 min.)e Arnold(84 min.); Rúben Teixeira(70 min.),


Resultado ao intervalo: 1-0
Resultado final: 4-0


Marcadores: Christian Atsu(11 e 66 mins.), Ricardo Ferreira(49 min.), Fábio Nunes(81 min.)


Melhores em campo: Christian Atsu (FC Porto) e Pedrinho (SC Freamunde)




CRÓNICA:

Paulo Jorge, Ricardo Alves e João Amorim. Todos no estaleiro. Em face destas ausências, Rui Gomes tem recorrido por diversas vezes a Tomás Podstawski (sub-17) para colmatar o seu principal problema táctico: a ausência de um pivô defensivo.



No entanto, e como a necessidade aguça o engenho, o técnico portista testou hoje um 4x4x2, com Pipo e Rafinha em cunha. A equipa não respondeu bem, sobretudo os atacantes. Na segunda parte, com David Bruno como '6', a equipa ganhou consistência, e caminhou tranquilamente para uma vitória fácil, frente a um adversário frágil colectivamente.


É um estranho caso de analisar esta equipa do Freamunde. Isto porque tem bons jogadores, mas um fraco colectivo. Olhando friamente, possui uma equipa com jogadores de características muito semelhantes, o que produz pouco desiderato em termos de equipa. Uma questão de planeamento. Hoje, numa tarde fria, nunca ousou contrariar a supremacia portista. Mostrou Pedrinho, médio com excelente técnica, como o seu elemento mais interessante.


Com Christian Atsu e Engin Bekdemir em constantes movimentos interiores, o Porto ia tentando descobrir espaços no miolo, e assim desenhar os seus lances, sempre pedindo as entradas dos laterais. Se David Bruno e Romário responderam bem, o mesmo não se pode dizer de Pipo e Rafinha - desarticulados - bem como de Engin Bekdemir, perdido na lógica da táctica.


Ainda assim, foi o turco Engin quem deu o primeiro sinal de perigo num remate de fora da área, ao minuto 5. O golo surgiria logo depois: boa jogada de Tozé na esquerda, passe para Pipo, que serviu Christian, na passada, concluir com êxito com o pé direito. Neste período Pipo dava algum lampejo do seu talento, e aos 17 minutos protagonizou uma jogada magnífica: depois de se desembaraçar de dois adversário rematou em arco, para grande defesa de Rodrigo.


Apesar de dominar, e de ter mais posse de bola, os dragões não conseguiam mover-se dentro do seu sistema de 4x4x2. Com pouca resposta dos visitantes, o jogo tornou-se sensaborão. As oportunidades eram poucas. Aos 27, remate de Pedrinho para defesa segura de Tiago Maia. Depois, aos 31', foi Rafinha quem testou Rodrigo, após bom trabalho de Tozé pelo meio. Sem grande história o intervalo terminou com uma boa tabelinha entre Rafinha e Christian, com este último, em esforço, a rematar ligeiramente ao lado.


Na segunda parte o Porto subiu de rendimento, muito por culpa da colocação de David Bruno na posição '6'. A equipa ganhou consistência, uma nova dinâmica e criatividade, e com isso apareceu mais forte junto do seu adversário, que ficou naturalmente fragilizado. Esta alteração foi fundamental.


Aos 48 minutos, primeira oportunidade do segundo tempo, com Pipo a rematar contra a defesa, na sequência de uma jogada desenhada por Edu. Na sequência do canto segundo golo dos portistas: canto muito chegado à baliza de Christian e Ricardo, de rompante, a cabecear com êxito.


Era Pedrinho a principal fonte de irreverência dos contrários, e aos 55 o jogador voltou a estar em evidência: grande remate, em arco, para excelente parada de Tiago Maia. Galvanizado pela chamada ao jogo da Liga Europa, o guardião portista está em grande forma! O Porto respondeu de pronto, e Pipo até marcou, mas o árbitro considerou fora-de-jogo do portista na altura do último toque.


Aos 66 minutos o Porto fez o 3-0: Edu entrou bem pela direita, chegando à linha de fundo. O cruzamento encontrou Rafinha, mas Rodrigo defendeu: na recarga, com a baliza à mercê, Christian fez o terceiro golo. Foi o seu último lance, dado que foi substituído logo de seguida.


Já com Fábio Nunes na partida, foi do algarvio a origem de nova situação mas o seu cruzamento foi correspondido por Fábio Martins, com um remate ao lado. Este lance serviria de antecâmara ao quarto golo: canto de Tozé, bom trabalho de Hugo Sousa e Fábio Nunes, à boca da baliza, a emendar com êxito.


Antes do final, destaque para um excelente livre batido por Pedrinho que chegou mesmo a entrar - o lance foi invalidado por alegada mão de Arnold em cima da linha - e por um remate de Edu, a cair do pano, que saiu à figura de Rodrigo. Em jogo fácil para os dragões, arbitragem positiva do trio comandado por Carlos Dias.




ANÁLISE INDIVIDUAL: FUTEBOL CLUBE DO PORTO

Tiago Maia - Muito seguro, não se inibiu de sair a soco sempre que necessário. Excelente estirada ao minuto 55, impedindo o golo a Pedrinho. Está em óptima forma.



David Carneiro Bruno - No sistema de 4x4x2, pedia-se muita colaboração ofensivas dos alas, e David Bruno respondeu em pleno. Chamado a pivô defensivo na segunda parte cumpriu, dando azo aos seus inúmeros passes longos e certeiros. Dos melhores em campo.


Ricardo Ferreira - Jogou...e marcou! É um central com uma veia goleadora muito apurada, e é temível nos lances de bola parada. Factor extra de motivação para um central que hoje cumpriu as instruções, isto apesar de alguma velocidade de Arnold ter feito mossa.


Hugo Sousa - Atento nos lances pelo chão, foi inultrapassável no 1x1. Muito combativo, deu ainda uma ajuda ao meio-campo, funcionando como um segundo pivô por diversas ocasiões. Bom trabalho para o golo de Fábio Nunes.


Romário dos Santos - Participativo, rompeu pelo flanco no primeiro tempo, aproveitando o espaço proporcionado pelas diagonais de Christian. Na segunda parte começou mais comedido, mas a anarquia táctica proporcionou-lhe correrias e diversas incursões. Exibição sem grandes preocupações.


Eduardo Silva 'Edu' - Assumiu as rédeas do meio-campo, não sentindo grande pressão aos seus movimentos. Boa percentagem de passes longos, soube perceber as linhas de subida e interpretar as movimentações dos companheiros.


António Carvalho 'Tozé' - Pormenores técnicos que fizeram a diferença, mas um certo alheamento do 4x4x2, justificada com as movimentações interiores dos alas. Na segunda parte, em 4x3x3, recuperou posições, subiu no terreno, e esteve perto do golo.


Engin Bekdemir - Os deslocamentos interiores costumam ser por si usados em catadupa, mas hoje não lhe saíram bem. Algo parado em termos de movimento, perdeu tempo de passe e passou ao lado da partida, sendo substituído com alguma naturalidade.


Christian Atsu - O melhor jogador em campo. Desequilibrou quer pelo meio, quer pelo flanco esquerdo, com raides recheados de técnica e velocidade. Marcou e assistiu, acrescentando-se como mais um avançado, dada a inércia destes. Uma exibição completa.


Rafael Diniz 'Rafinha' - Os avançados portistas não estiveram bem. Rafinha esteve desinspirado, nunca conseguindo oferecer superioridade em termos de desmarcação. Na segunda parte, em 4x3x3, perdeu-se no meio dos centrais e não trabalhou como pivô. Em 'off'.


Filipe Barros 'Pipo' - Também com exibição apagada, teve nalguns rasgos individuais pontos positivos na sua actuação. No 4x4x2 demorou a adaptar-se, isto apesar de ter estado melhor que Rafinha. Como ala direito, em 4x3x3, procurou em demasia o golo, faltando-lhe alguma profundidade pela linha.

Ruben Teixeira
- Entrou para o lado direito da defesa, e beneficiou de algum espaço para criar perigo. Missão mais complicada quando Arnold descaiu para o seu flanco.



Fábio Martins - Algo desinspirado nas acções, apareceu no segundo poste a finalizar por diversas vezes - uma das suas especialidades - mas sem êxito.


Fábio Nunes - Acelerou pelo flanco, como é seu timbre, e carimbou a lista de marcadores, correspondendo a um cruzamento de Hugo Sousa.




ANÁLISE INDIVIDUAL: SPORT CLUBE DE FREAMUNDE

Rodrigo - Um estilo um pouco desconcertante, é certo, mas eficaz. Não teve culpas nos golos e registou boas intervenções, uma delas magistral. Aconteceu aos 17 minutos, a remate de Pipo.



Tiaguinho - Não teve argumentos para parar Christian. O portista levou definitivamente a melhor, sobretudo em velocidade.


Vieira - Bons pormenores de desarme, e um posicionamento que neutralizou os atacantes por diversas ocasiões. Melhor no chão, ganhou alguns duelos no 1x1.


Batista - Também rubricou uma boa exibição, sobretudo em antecipação e pelo ar. De registo para alguns passes longos, em profundidade.


Márcio - No flanco esquerdo, posicionamento certo mas poucas armas para travar os portistas. Perdeu os duelos com naturalidade.


Pedrinho - É o melhor jogador do Freamunde. Tem uma boa capacidade técnica, leitura de jogo assinalável, alguma velocidade, e um remate calibrado. Não se perde nada ao que se dizer que pode pensar em voos mais ambiciosos.


Edu - Presença no meio-campo com combatividade, dando firmeza ao sector. Boa presença em termos de pressão e desarme.


Luís Machado - Apareceu em melhor plano na segunda parte, com pormenores técnicos que deram trabalho a Ruben Teixeira. Porém, o seu esforço foi inconsequente.


Roberto Silva - Mostrou o seu remate potente, na primeira parte, mas ficou-se por aí na sua lista de argumentos. Esperava-se mais do antigo jogador do Boavista.


Babo - Caiu muito na zona dos centrais, pelo que o seu trabalho ficou condicionado. Bons pormenores técnicos.


Arnold - Rápido, e muito possante, causou algum alvoroço mas, não tendo uma técnica evoluída, ficou-se pelas intenções.


Fábio Jorge - Acrescentou-se como segundo avançado, numa altura em que o Freamunde deixou um pouco de lado a ala direita do ataque.


Fábio - Entrou para refrescar o flanco esquerdo e o miolo, e deu alguma acutilância.


Pacheco - Pouco tempo em campo impede avaliação precisa.


Texto: Gil Nunes.» in http://www.academia-de-talentos.com/artigo/2010/12/18/juniores-fc-porto-4-0-sc-freamunde

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover